Olá Madames, Amélias e Mamães!!!

Quando descobrimos a gravidez não imaginamos o quão profundamente nossas vidas irão mudar dentro dos próximos meses. No início, os medos e inseguranças relativo a gravidez. Com a aproximação do parto, o receio de como serão as coisas com o bebezinho em casa. Fato é que após o resultado positivo, nossas vidas jamais serão as mesmas, especialmente durante o puerpério!

Puerpério compreende o período da expulsão da placenta até o momento do retorno da ovulação e das funções reprodutivas, cujo tempo varia de mulher para mulher. Durante o puerpério, as mudanças físicas e emocionais são intensas, profundas e muitas vezes difíceis.

De todas as transformações, a maior delas é a nova rotina e a adaptação que a chegada do bebê requer. Essa fase é muito delicada, exige muito de nós, mamães! Essa fase, no entanto, pode ser mais fácil se você se preparar e seguir alguns bons conselhos… aliás, é disso que vou falar hoje: 10 dicas de como encarar melhor o puerpério!

1. Realizar pesquisas em sites confiáveis e conversar com seu esposo e familiares sobre o tema. Muitas mulheres afirmam que se soubessem que sentir tristeza após o parto é normal, não se sentiriam culpadas por isso.

2. Não crie expectativas ou idealize a maternidade. Tenha em mente que cada bebê é único. Sendo assim, não imagine que seu filho será como o de sua amiga e/ou dormirá a noite toda etc. Viva um dia de cada vez!!!

3. Tente fazer um curso para gestantes e/ou assista vídeos dos cuidados básicos com o bebê. Como dar banho, por exemplo. Com isso sentirá segurança ao realizar tais tarefas.

4. Tenha uma rede de apoio. Mãe, sogra, amigas e/ou pessoas contratadas para te ajudar. O bebê demandará muitos cuidados. Não queira dar conta de tudo sozinha. Ter alguém que arrume a casa e/ou faça almoço é muito importante.

5. Confie em você e não tenha medo. Deus lhe abençoou com um filho e lhe capacitou para cuidar dele. Você saberá como agir. Seu instinto lhe mostrará. Dicas são bem-vindas, mas escolha quais absorver e aplicar na sua vida. Deixe claro para as pessoas que você é a mãe e quer cuidar do bebê.

6. Arrume um tempo para você e para curtir o marido. Não é recomendado sair com bebês recém-nascidos. Mas você pode e deve sair da rotina. Amamente seu bebê e o deixe com alguém de confiança. Fazer as unhas no salão e/ou dar uma volta sem o bebê. No início há uma perda de identidade. Você passa a ser somente mamãe. Ter momentos exclusivos para você e/ou esposo, lhe ajudarão a voltar a ser mulher.

7. Não fique de pijamas o dia todo. Muitas mulheres perdem totalmente a vaidade. Por mais que esteja cansada, não tenha dormido bem, vista-se para o novo dia. Um batom e rímel ajudam a levantar a autoestima. Bem bem, pensamentos positivos!

8. Tente descansar o máximo que puder. A amamentação e os cuidados com o bebê cansam muito. Com o passar dos dias a jornada sem interrupções torna-se estressante. Relaxar e dormir são importantes. Por isso, quando o bebê dormir faça o mesmo ou tente ao menos relaxar.

9. Não se isole. Saia para levar o bebê tomar um sol, liguei para alguém, tente manter contato com pessoas próximas. No início é uma delícia você e o bebê. Mas logo sentirá falta de ter com quem conversar.

10. Tenha um pediatra e confie nele. Não pesquise no Google e/ou redes sociais que fazer com seu bebê. Cada bebê é único e especial!!!

No site Décimo Mês você encontrará mais dicas de como encarar o puerpério. O período será de intensas mudanças a adaptações, mas logo passará e, acredite, sentirá saudades de tudo isso!!!

.

Com amor, Fabi.

MATERNIDADE - FILHOS - FABIANA FURLAN - @MAESDEPOISDOS30 - BLOG MADAME AMÉLIA