Boa tarde Madames Amélias!!!

Uma leitora do blog perguntou sobre dicas saudáveis e práticas para os lanches e hoje vou abordar este assunto.

A vida está cada vez mais corrida e acabamos cometendo muitos erros na alimentação por conta dessa correria. Quem deixa de levar lanches saudáveis para o trabalho ou ter opções disponíveis em casa, acaba errando e muito na hora de se alimentar nos intervalos entre as refeições principais…

Na rua, quase não encontramos opções saudáveis disponíveis e no trabalho as inúmeras confraternizações recheadas de gordices nos deixam bem longe de um corpo saudável e em forma!!!

Não é fácil resistir mas é possível! Para fazer certo (ou errar cada vez menos) e manter a saúde, meu lema é:

.

“Desembalar menos e descascar mais!”

.

O ideal é fugir dos industrializados (pelo menos na maior parte do tempo) e conseguir equilibrar todos os grupos de alimentos. Fazendo assim, o lanche cumprirá o objetivo de nutrição e saciedade.

Para dar conta de uma alimentação saudável, considero planejamento e organização fatores essenciais! Sem estes, não chegamos a lugar nenhum, pois o estilo de vida saudável não “cai do céu”, precisamos fazer ele acontecer e virar um hábito!

Organize-se, plameje-se e escolha a opção que mais lhe agradar… todas elas podem ser preparadas e transportadas facilmente, para que você não tenha desculpas para comer bem onde quer que esteja!

Anotem aí:

.

LANCHES SAUDÁVEIS - FRUTAS E CASTANHAS - VIDA SAUDÁVEL - NUTRIÇÃO - BLOG MADAME AMÉLIA

Frutas com castanhas (ou frutas secas): fácil de carregar e comer em qualquer lugar. Castanhas podem ser a do Pará, de caju, nozes, amêndoas, baru…). Uma fruta e 3 castanhas diferentes, como regra geral, é uma ótima opção de lanche!

.

.

CREME DE ABACATE COM CACAU - VIDA SAUDÁVEL - NUTRIÇÃO - BLOG MADAME AMÉLIA

                 Foto: Deia Tomaz do Blog www.seeufizvocefaz.com.br

Creme de abacate com cacau: além da saciedade, mata a vontade de comer doce! Também é uma ótima opção de sobremesa saudável para servir aos amigos e familiares!!! Desmitifiquei o consumo do abacate e postei receita do creme de abacate aqui! Sobremesas saudáveis, inclusive mousse de abacate, ensinei aqui!

.

.

PANQUECA OVOS E BANANA - PANQUECA DOCE - FIT- FUNCIONAL - VIDA SAUDÁVEL - NUTRIÇÃO - BLOG MADAME AMÉLIA

Panqueca doce: aguenta bem na bolsa, dá saciedade e parece um bolinho. Faço as minhas com 2 ovos e 1 banana, bato do liquidificador e coloco na frigideira para dourar. Simples assim!!!

.

.

BOLACHA DE ARROZ COM COTTAGE - LANCHE SAUDÁVEL - VIDA SAUDÁVEL - NUTRIÇÃO - BLOG MADAME AMÉLIA

Bolacha de arroz com cottage ou pasta de amendoim: fica uma delícia! Ah, já ensinei a fazer pasta de amendoim aqui! Amo esta opção, gosto de levar para lanchar no consultório!

.

.

IOGURTE COM CHIA - LANCHE SAUDÁVEL - VIDA SAUDÁVEL - NUTRIÇÃO - BLOG MADAME AMÉLIA

Iogurte natural com chia: leve e geladinho! Essa é uma opção de lanche que precisa ficar em local refrigerado até a hora de ser consumido.

.

.

LASCAS DE COCO COM SEMENTES DE GIRASSOL - LANCHE SAUDÁVEL - VIDA SAUDÁVEL - NUTRIÇÃO - BLOG MADAME AMÉLIA

Lascas de coco com semente de girassol: opção diferente, gostosa e muito nutritiva! Pra variar, acrescente algumas unidades de uva passa ou gogi berry.

.

.

OMELETE - VIDA SAUDÁVEL - LANCHE SAUDÁVEL - NUTRIÇÃO - DIETA - BLOG MADAME AMÉLIA

 

Omelete: nutritiva, saborosa e quentinha! Tomate e tempoeros naturais como orégano, cheiro verde, manjericão dão um toque especial!!!

.

Semente de abóbora com chocolate meio amargo: para quem não abre mão de chocolate!!!

.

Banana com coco ralado e cacau: amasse a banana e misture os ingredientes.

.

Batata doce em rodelas com creme de castanhas: para fazer o creme de castanhas é só colocar a castanha de sua preferência no mixer ou liquidificador e bater até virar uma pasta.

.

Vale lembrar que as quantidades são individuais e variam de acordo com os objetivos, horários e perfil de cada pessoa… é aí que entra o trabalho de um nutricionista!!! No entanto, como

Agora, acabaram-se as desculpas para jacar no lancha!

Com carinho, Nutri. 

Vida Saudável - Nutricionista Letícia Sócio - Vida saudável - Blog Madame Amélia