Olá, Madames Amélias!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!!!!

Primeiramente, feliz ano novooo…

Final de ano costuma ser sempre a mesma coisa, não é mesmo? A família se reúne, a comilança toma conta, os papos são colocados em dia, viajamos pra quebrar a rotina… e, claro, fazemos retrospectiva do que vivemos no ano que se finda e passamos a planejar o ano que está para começar!

Pensamos mil e uma coisas! Sonhamos alto e traçamos metas para diversas áreas da nossa vida… aí ficamos aguardando a mágica, rs. Aí o ano começa e a gente vai vivendo, vivendo… até nos darmos conta de que nada ou pouca coisa mudou e de que estamos metendo os pés pelas mãos outra vez!!!

Por que será que esse”fenômeno” acontece com a maioria das pessoas? Traçar metas e não realizá-las… sonhar e não concretizar… buscar novos hábitos e eles não vingarem…

Afinal, o que fazer para alcançar as metas e realizar os sonhos de ínicio de ano?

.

1 – Estabeleça o que é palpável:

Na boa, gente, começar o ano listando “ficar a cara da Gisele Bündchen”, “casar com um ator de novela” ou “ganhar na Mega” até o final do ano é o tipo de coisa que levará você ao desânimo e possível fracasso loguinho!

Sonhar é maravilhoso e não custa nada, rs. Mas quando se trata de sonhar com o ano que se inicia, precisamos ter os pés no chão (ainda que a cabeça esteja nas nuvens)!

Sonhe com coisas e/ou situações que não sejam “mirabolantemente surreais”. É preciso que haja pelo menos 10% de chance do seu sonho se realizar. Se não houver chance alguma, não fique alimentando este sonho. A frustração, lá na frente, pode ser grande e você pode não saber lidar com ela!

Quanto às metas, estabeleça-as conforme suas possibilidades de execução! Não adianta listar que você irá para a academia todos os dias se você trabalha o dia inteiro, estuda à noite, por exemplo. A chance de começar a primeira semana acordando às 5h da matina para malhar e desanimar no segundo mês é grande.

Sonhos, muitas das vezes, não dependem apenas de nós para que sejam realizados. Já as metas, na maioria das vezes, dependem única e exclusivamente de nós para que sejam alcançadas! Em ambos os casos, precisamos ser realistas e sinceras. Não se engane!!!

.

2 – Não faça promessas às pessoas:

Mais chato que chegar final do ano e ter abandonado as metas e sonhos pelo caminho, é ter feito uma promessa a alguém e não ter cumprido com a palavra!

O clima de confraternizações de final de ano é bem propício para fazermos promessas às pessoas… promessas que talvez nem estejamos dispostos a cumprir, mas falamos da boca pra fora no calor do momento!

Aconselho você a não fazer promessas a ninguém. Você pode frustrar e chatear alguém especial!!!

Mas caso não queira seguir meu conselho, ao menos prometa algo que está ao seu alcance. Analise a situação e vislumbre as possibilidades de cumprimento de sua palavra!

.

3 – Faça uma lista e deixe-a vísivel:

Não adianta concatenar mil e uma coisas na cuca e não colocar no papel! Planejar, sonhar e prometer mentalmente pode nos levar ao esquecimento ou perda de foco. Por isso, aconselho você a fazer uma lista de tudo o que deseja executar e alcançar em 2016!

Outro conselho é deixar essa lista ao alcance frequente de seus olhos. A porta do guarda roupa, o espelho do banheiro, a contra capa da agenda e a porta da geladeira costumam ser bons lugares, rs. Deixar a lista onde você pode vê-la com frequência vai lembrá-la diariamente do que você precisa fazer e correr atrás, bem como vai motivá-la a manter o foco!!!

.

4 – Tenha coragem para mudar:

Meu pai costuma dizer que não adianta plantar milho e esperar colher soja! Da mesma forma, não adianta esperarmos resultados diferentes das ações de sempre. Grande parte dos nossos planos e sonhos se perdem no tempo porque não mudamos o suficiente para alcançá-los!

Sair da zona de conforto, reconhecer pontos de melhoria em nosso caráter, identificar hábitos destrutivos e mudar a rotina costuma não ser fácil, tampouco agradável… mas se nós não mudarmos, a possibilidade do ano velho se repetir no ano novo é enorme!!!

.

5 – Ande com Deus:

Andar com Deus é uma mão na roda! Aliás, andar com Ele faz a roda girar!

Planejar, sonhar, prometer, mudar, melhorar, superar… são tantos verbos a conjugar e praticar, que fica pesado viver! Sem contar o fato de que nem sempre sabemos por onde começar a planejar o nosso ano e a nossa vida. É tudo tão complexo e difícil, há tantos fatores externos – e internos – que podem frustrar nossos planos…

… mas quando andamos com Deus e confiamos nossa vida a Ele, as coisas ficam mais claras e, em alguns casos, mais fáceis. E nos casos difíceis, a Paz e a força que só Deus pode dar não nos abandona!

Meu melhor e mais precioso conselho para você é: ore a Deus, peça a Ele direcionamento e Paz em suas decisões, planos, sonhos e mudanças!!! Ande com Ele no decorrer do ano e para o resto de sua vida!!!

Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.” (Provérbios 16:3)

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” (Salmo 37:5)

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29: 11-13)
.
 .
Pra encerrar, uma música que gosto muito, do Paulo César Baruk, que tem tudo a ver com essa coisa toda de ano novo e vida nova! Aperte o play, ouça e reflita:
 .

E então, quais seus planos para esse ano?

Se quiser compartilhar, deixe um pitaco!!!

Que 2016 seja um ano de bênçãos na sua vida!!!

Beijão da Katy!

Katy Madame Amélia