Bom dia, Madames Amélias!

Hoje nosso post vem recheado de sabores e receitas! Vamos conversar sobre uma fruta maravilhosa, muitas vezes deixada de lado simplesmente por ter um elevado teor de gordura, o ABACATE!!!

O abacate existe há cerca de 6000 a.C., é oriunda da região do México e, atualmente, existem mais de 30 espécies encontradas no Brasil, variando em forma e sabor (uns mais lisos, outros com mais “fiapos” na polpa). Diferem também em tamanho, que vão de 500g a 80g, sendo o menor conhecido como Avocado.

.
PROPRIEDADES NUTRICIONAIS E BENEFÍCIOS

Fonte de vitamina A, vitaminas do complexo (principalmente B1 e ácido fólico), além de vitaminas C e E; possui minerais como magnésio, manganês, cobre, lítio, ferro, potássio, fósforo  e cálcio; fonte de fibras solúveis e proteínas; gorduras MONOINSATURADAS (aquelas que auxiliam no equilíbrio do colesterol – aumentando o bom/HDL  e reduzindo o ruim/LDL).

Isso significa que além de trazer muitos  benefícios para a saúde, ajuda quem quer perder peso! Então quem estava restringindo a fruta simplesmente por ela ser calórica, estava redondamente enganado!

Além de tudo isso, é uma fruta rica em antioxidantes e com POUQUÍSSIMO CARBOIDRATO! Ótima para ser consumida à noite, pois ajuda a regular o sono.

.

E para quem não faz ideia de como consumir essa fruta deliciosa e nutritiva, trouxe algumas RECEITAS fáceis e práticas:

.

GUACAMOLE
– 1 abacate maduro descascado
– 2 tomates
-1 cebola
– 1 pimenta dedo de moça sem semente (opcional)
– 1/2 xicara de folhas de coentro picadas
– Suco de 1 limão
– Pimenta do reino
– Sal
– 2 colheres (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO: Pique os tomates, a cebola, a pimenta dedo de moça, o coentro e coloque tudo em uma tigela. Acrescente o abacate e amasse grosseiramente. Misture com cuidado para que o abacate não vire uma pasta; os pedaços pequenos de abacate fazem parte da receita. Acrescente o azeite, acrescente pimenta do reino à gosto e uma pitada de sal, prove e ajuste o sabor caso necessário.
 .

CREME DE ABACATE COM CHOCOLATE
– 1/2 abacate manteiga pequeno ou 1 avocado
– 2 bananas maduras (1 congelada e outra não)
– 1 iogurte natural desnatado
– 2 colheres (sopa) rasas de cacau 100%

MODO DE PREPARO: Bata tudo no liquidificador, coloque em taças e leve ao freezer por 30 min. Na falta de um liquidificador, amasse as frutas com um garfo e misture tudo manualmente. Sobremesa rápida e prática!!!!

 .
PATÊ DE ABACATE COM ATUM
– 1/2 abacate
– 1/2 lata de atum
– 1/2 cebola picadinha
– 1/2 tomate picadinho
– 1 colher (chá) de suco de limão
– Salsa picadinha
– Azeite, sal, pimenta à gosto

MODO DE PREPARO: Amasse o abacate com um garfo e misture todos os ingredientes. Tempere à gosto. Sirva com folhas verdes, como recheio de sanduíches ou coma puro.
.
DICAS IMPORTANTES

Para o amadurecimento:
– Coloque o abacate em uma sacola escura ( como um saco de pão).
– Você pode pular esta etapa e deixa-lo amadurecer naturalmente. Colocar na sacola acelera este processo.
– Naturalmente um abacate leva 7 dias para amadurecer, para acelerar ainda mais o processo de amadurecimento coloque 1 banana ou maça na sacola de pão juntamente com o abacate, isso irá reduzir o tempo em 2 a 3 dias.
– Um abacate maduro, deverá ceder um pouco quando pressionado. Se a casca afundar quando pressionado, ele poderá estar passado.

Como Conservar  o Abacate:
– Guarde o abacate em local fresco e arejado. Se ainda não estiver maduro deixe-o fora da geladeira, para que termine o precesso de amadurecimento.
– Não empilhe os abacates porque eles amassam com muita facilidade
– Após cortar o abacate,  a polpa em contato com o ar, escurece rapidamente. Para adiar um pouco o escurecimento, passe um limão na fruta.
– Se apenas a metade for usada, guarde a outra metade com o caroço na geladeira, isso irá evitar a deterioração da fruta.

Todas estas informações foram compiladas pela minha amiga e nutri Jacqueline Moniz, de São Paulo. Faço parte de um grupo de nutris que prepara conteúdos de qualidade para nossos clientes, de vez em quando irei compartilhar as dicas que passamos lá aqui com vocês!!!

Com carinho, Nutri.    

Vida Saudável - Nutricionista Letícia Sócio - Vida saudável - Blog Madame Amélia