Queridas Madames Amélias…

Já conversamos bastante sobre alimentação saudável e atitudes que precisamos tomar para melhorar a qualidade de vida e ficar de bem com a balança. A partir de agora os posts passam a ser mais práticos e específicos, com receitas e informações nutricionais do(s) alimento(s) em questão.

Nesse post aqui aqui vimos que a praticidade dos produtos alimentícios industrializados estão roubando nossa saúde! Embora facilitem o nosso cotidiano e tornem o preparo das refeições mais rápido e prático, precisamos ter em mente que se não optarmos por uma alimentação saudável viveremos sérios problemas de saúde a curto, médio e longo prazo.

É bem certo que uma alimentação saudável requer maior tempo de preparação, mas esta palavrinha mágica está cada vez mais distante do nosso dia a dia. Então, para conciliar uma alimentação saudável com a praticidade, é precisamos fazer uso de 2 palavras: planejamento e organização.

  • 1° passo:
    Planeje a alimentação da semana (cardápio completo, contemplando café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar) para a família toda!
  • 2° passo:
    Faça uma lista de compras. Para pagar barato, realize as compras nos dias de promoção (principalmente nesta época em que frutas e verduras estão tão caras…). A Katy já deu dicas ótimas no @madame.amelia sobre como ela faz a compra das carnes (opta por carnes magras, compra em dias de promoção, chega cedo pra pegar peças frescas, organiza em porções menores, embala, identifica e conegela).
  • 3° passo
    Antecipe alguns preparos e congele! É possível fazer várias receitas e deixar no congelador para adiantar seu trabalho. Dá pra deixar a salada já limpa e até mesmo pronta na geladeira. As frutas também podem ficar limpas e, algumas, já cortadas (melancia, mamão, melão).

No meu freezer nunca faltam: molho de tomate, hambúrguer de carne, nhoque, arroz, pão integral, bolo de aveia com banana, esfirra integral, filé de frango temperado, frango cozido e desfiado… tudo feito em casa!

Lógico que a comida feita na hora é mais saborosa e o alimento, quando congelado, perde um pouco de nutrientes… mas quando deixamos alguns itens já prontos, facilitamos muito nosso dia a dia e, acreditem, fica tudo muito gostoso!

Quanto aos nutrientes, defendo a tese de que é melhor consumir comida de verdade com menos nutrientes do que encher o prato com produtos alimentícios repletos de conservantes, sódio, açúcares, corantes e nutricionalmente pobres!

No post da semana que vem, trarei receitas para uma refeição completa – almoço ou jantar – que fará sucesso na sua casa! Para hoje, trouxe a receita de Hambúrguer de Carne, que pode ser usado em lanches ou até mesmo servido com arroz, feijão e salada! Segue a receita…

HAMBÚRGUER CASEIRO - MADAME AMÉLIA

Ingredientes:
– 1 kg de alcatra ou patinho
– 2 ovos
– 1/2 cebola
– 1 dente de alho
– 1/2 maço de cheiro verde
– orégano
– sal à gosto
– azeite de oliva extra virgem

Modo de fazer: misture todos os ingredientes formando uma massa homogênea. Modele os discos em forma de hambúrguer ou à mão mesmo. Frite em frigideira antiaderente com óleo (use 1 fio de azeite) ou sem óleo (se necessário, use um fio de água). Pode ser congelado frito ou cru. Eu costumo congelar cru e fritar na hora, fica mais gostoso!

Variação: para fazer hambúrguer funcional, no lugar de 2 ovos coloque apenas as claras e acrescente 1 colher de sopa de farinha de linhaça, 1 colher de sopa de semente de chia ou quinoa em flocos junto aos ingredientes da receita acima.

Gosto de tirar o hambúrguer do freezer 30 minutos antes de fritá-lo, mas há quem já tire do freezer e leve direto para a frigideira. A Katy tira uns 10 minutos antes. Você pode fazer como preferir, lembrando que quanto mais congelado o hambúrguer estiver, maior será o tempo de cozimento.

HAMBURGUER CASEIRO CONGELADO - MADAME AMÉLIA

Ah, os hambúrgueres podem ficar congelados por até 3 meses… é ou não é praticidade? E, lembrando: é comida de verdade, sem conservantes, miúdos e excesso de gordura e sódio!

Com carinho, Nutri!Letícia Nutri Madame Amélia