Olá, Madames Amélias!!!
Tudo bem com vocês?

O assunto de hoje é daqueles que a gente sente o cheiro de longe, rs. Trouxe pra vocês uma receitinha de Aromatizador de Ambiente – também conhecido como Difusor de Varetas – que é mara! Dura semanas, a fixação é excelente e rende 1 litro, dá pra aromatizar a casa inteira!!!

Bora fazer? Anote aí os ingredientes:

– 700ml de álcool de cereais

– 100 ml de água mineral ou destilada

– 200 ml da essência de sua prefererência

– Algumas gotas de corante à base de água (opcional)

– Propilenoglicol ou Renex ou Lauril

– Recipiente de vidro ou pet para colocar a solução

– De 6 a 8 varetas de madeira

E ainda tem o material de apoio! Prepara aí:

– Jarra ou recipiente plástico com tampa e capacidade para mais de 1l

– Espátula de silicone

– Copo dosador

– Funil e toahinha, mas só se você for desastrada, como eu, rs.

Aperte o play para conferir o modo de fazer:

Potencializando o aroma:

Um aromatizador de ambiente que não cumpre bem o seu papel, não é nada legal, né? Então, meus amores, paciência e mãos à obra! Vamos macerar nosso aromatizador!

O processo da maceração vai fortalecer o aroma e diminuir o teor alcoólico do aromatizador, deixando-o ainda mais eficiente! Escolha o método de sua preferência e mãos à obra:

  • Maceração Clássica:

Esse processo deve ser feito por pelo menos 10 dias. O prazo máximo da Maceração Clássica é 30 dias. Quanto mais tempo, melhor. Se você tiver a paciência de esperar 30 dias, seu aromatizador será o top das galáxias! rs Mas em 10 dias o resultado já é excelente.

O processo consiste colocar o frasco fechado na geladeira por um dia e, no outro dia, em local escuro, fresco e com temperatura ambiente. Dentro de um armário, por exemplo. Dia sim, dia não, agite bem frasco e abra a tampa por alguns minutos para dissipar o álcool.

Após repetir o processo por pelo menos 10 dias, envase em frascos de vidro ou Pet. Enfeite-os como desejar, coloque as varetas e voilà: prontinhos para usar, vender ou presentear!!!

  • Maceração Express:

Esse processo, além de mais simples, leva menos tempo! Ideal para pessoas ansiosas, feito eu, rs. Basta deixar o frasco de um dia para o outro dentro de um armário escuro e no dia seguinte, pela manhã, deixar o frasco aberto em local fresco e seco, até o meio dia.

Ou seja, são 18 horas dentro do armário escuro e 6 horas fora do armário, com a tampa aberta, para o teor alcoólico evaporar.

Repita o processo por três dias! Envase em frascos de vidro ou Pet. Enfeite-os como desejar, coloque as varetas e tcharãn: aromatizadores prontos para usar, vender ou presentear!!!

E atenção para essas dicas:

– Não preencha o frasco até a boca. Deixe cerca 2 dedos, para o aldeídico subir e ficar nesse espaço.

– O ideal é usar varetas usadas em algodão doce, pois são de madeira mais porosa, que absorvem mais e difundem melhor o aroma no ambiente… mas se você não encontrar, vai a comum mesmo, rs.
 
– A quantidade de varetas e o comprimento delas ifluencia bastante! Use de 6 a 8 varetas longas e abertas em formato de leque no frasco. Frascos grandes, pedem quantidade maior de varetas, entre 10 e 12. Não corte as varetas, mantenha-as longas.
– Essa mesma mistura pode ser colocada em um frasco com bico spray, para usar como aromatizador spray, estilo Bom Ar e Glade. Lembrando que este não serve para borrifar em roupas e tecidos em geral, pois contém corante e muito álcool. A água de borrifar em tecidos e roupas é a água para lençóis, que ensinarei no próximo vídeo do canal! Em  breve!!!
 
– O Propilenoglicol ou Renex servem para solubilizar a essência, que costumam ser bastante oleosas. Se sua mistura ficar turva (aspecto leitoso), acrescente um fio de propilenoglicol ou renex e mexa bem, até a mistura ficar translúcida/transparente. Se um fio não for suficiente, acrescente outro e mexa bem. Repita o processo até obter o efeito desejado. Quanto mais oleosa a essência, maior a probabilidade de turvar! Ah, o Propilenoglicol também evita que a essência contida na mistura evapore muito rápido, fazendo o aromaticador durar mais tempo. É como se fosse um “fixador” da essência!
 
Pra encerrar, passo a passo da vareta decorada:
DIY _ Aromatizador de ambientes _ difuso de varetas
 
Quer deixar seu aromatizador mais charmoso? Enfeite 1 ou 2 varetas com uma conta/bolinha de acrílico ou pérola (peças para bijuteria). Para encaixá-las é muito simples! Aponte com faca ou estilete uma das pontas da vareta, afinando-a como um palito de dente. Encaixe essa pontinha no buraquinho da conta/bolinha escolhida. Gire, para que fique firme. Caso prefira, arremate com um pinguinho de cola quente ou Super Bonder no buraquinho de cima e cole uma pecinha de acabamento para bijuterias.
 
E esse foi o post – cheiroso – de hoje! Gostaram?
Beijão da Katy!Katy Madame Amélia