Olá, Madames Amélias!!!

O friozinho já está dando as caras em muitos estados e se tem uma comida que combina com o clima frio é a sopa! No post de hoje vou ensiná-las como acertar na escolha nos ingredientes e ao final trouxe receitas deliciosas para deixar o inverno mais aconchegante, nutritivo e saboroso!

 

Você sabe o que é Sopa?

Sopa é um caldo, gordo ou magro, com massas ou arroz, legumes ou outros ingredientes, geralmente utilizada como entrada nas 2 principais refeições (almoço e jantar).

Claro que vou ensinar a vocês como fazer sopas magras, pois queremos nos aquecer, e não sair rolando por aí, né?! rsrs

 

Ingredientes que devem compor uma sopa:

1 – Água: um dos principais ingredientes da sopa.

2 – Verduras e legumes: fonte de fibras, vitaminas e minerais. Brócolis, couve, chuchu, abóbora, cenoura, tomate, pimentão…

3 – Carboidratos: batata inglesa, mandioquinha, mandioca, arroz, inhame, cará, massas… Apenas um destes deve entrar nos ingredientes de uma sopa. Eu prefiro usar as raízes (mandioca, cará, inhame…).

4 – Leguminosas: lentilha, feijão, grão de bico ou ervilha. São fontes de proteínas de origem vegetal, além de conterem fibras, ferro, zinco e vitaminas.

5 – Proteína animal: são as carnes, ricas em minerais e vitaminas.

6 – Temperos: diversos temperos podem ser usados na sopa. Azeite, sal, cebola, alho, coentro… Então aproveite! Use e abuse dos temperos naturais, que além darem sabor à sopa, agregam benefícios para a saúde! Tem post aqui falando do benefícios.

 

Monte sua sopa:

Verduras e legumes: escolha 3 a 4 tipos diferentes, sendo pelo menos 2 tipos de folha verde.

Carboidrato: escolha apenas um para ser a base da sopa. Se for colocar alguma leguminosa, o carboidrato pode ser dispensado.

Leguminosa: escolha uma para fazer parte da sopa. Não esqueça de de deixá-la de molho por 24h antes do preparo.

Proteína animal: prefira carnes magras e nutritivas. Costumo usar músculo ou patinho. Se for usar carne de aves, descarte a pele.

Temperos: para refogar as carnes, a cebola e o alho utilize um fio de azeite. Quanto aos temperos naturais, use sua criatividade. Gosto de por um toque de gengibre, fica uma delícia!

 

Dicas:

– Para crianças faça a sopa completa, com todos os itens acima.

– Para quem está em processo de emagrecimento, capriche nos legumes e dispense a carne ou coloque pouca quantidade. Ah, e nada de carboidratos!

– Para quem quer uma sopa low-carb (pouco carboidrato) e hiperproteica (com mais proteína), retire o carboidrato e aumente a quantidade de carne.

– Para que gosta de consumir à noite, coloque pouca proteína animal. Facilita a digestão e o sono é mais leve!

 

 SOPA DE LEGUMES VERDES

– 50g de abobrinha

– 50g de chuchu

– 50g de brócolis

– 50g de alho poró

– 50g de vagem

– 50g de cebola em cubinhos

– 1 dente de alho picadinho

– Azeite

– Água

– Sal e temperos naturais de sua preferência

Modo de Fazer: Doure a cebola e o alho num fio de azeite, adicione 500ml de água. Quando ferver, acrescente os legumes picados e deixe cozinhando até que fiquem al dente (cozidos, mas firmes). Bata tudo no liquidificador. Volte para a panela e acrescente os temperos que desejar (sal, pimenta, cheiro verde…). Ao ferver, desligue e sirva!

 

 SOPA DE ABÓBORA MORANGA COM GENGIBRE

– ½ Kg de abóbora moranga em cubos

– 1 colher de chá de gengibre picado

– 1 cebola pequena em cubinhos

– Água

– Azeite

– Sal, se achar necessário.

Modo de Fazer: Refogue a cebola e o gengibre num fio de azeite. Junte a abóbora. Acrescente água e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Bata no liquidificador ou amasse com o garfo. Está pronta! Sirva pura ou com frango desfiado por cima!

 

SOPA DE MANDIOQUINHA SALSA COM TIRAS DE CARNE

– 350g de alcatra em tirinhas ou pedaços pequenos

– 5 unidades de mandioquinha salsa

– 1 cebola pequena em cubinhos

– 3 dentes de alho picadinho

– Sal, cheiro verde e ervas finas à gosto.

Modo de Fazer: Refogue a carne no azeite com todos os temperos com exceção do cheiro verde. Acrescente 2 l de água e as mandioquinhas descascadas inteiras. Cozinhe na panela de pressão por 12 minutos. Separe as mandioquinhas e bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Acrescente a mandioquinha em creme na panela, mexa bem em fogo baixo, acrescente as ervas finas e o cheiro verde picado.  Quando o creme incorporar bem, desligue e sirva!

 

E vocês? Qual receita de sopa costumam fazer?

Compartilhe sua receita aqui com a gente!!!

Com carinho, Nutri!

Vida Saudável - Nutricionista Letícia Sócio - Vida saudável - Blog Madame Amélia