Olá, Madames Amélias!!!
Como vocês estão?

Semana passada postei uma foto no @madame.amelia da minha geladeira no ínicio da faxina! Como surgiram algumas perguntas de como limpo e organizo a Branquela, resolvi fazer um post detalhado sobre o assunto, que não tem grandes segredos, rs.

Vamos começar pelo começo: minha geladeira é uma Consul Frost Free Biplex 345L (Modelo CRM37). Se comparada a outras geladeiras, ela é pequena, mas atende super bem às necessidades de um casal ou uma pequena família. Como tirei algumas prateleiras da Branquela, peguei no site da Consul foto do modelo original para vocês verem:

ConsulRefrigerador_CRM37_frost free_Madame Amélia

Nas fotos da minha geladeira, vocês notarão a ausência de duas prateleiras: a primeira da porta do freezer e a segunda da porta do refrigerador. Tirei há um tempo, quando precisei acomodar umas coisas e essas prateleiras estavam atrapalhando. Guardei-as e até hoje não as coloquei de volta. Pra falar a verdade, só lembrei que elas existem vendo a foto acima, rs.

.

COMO LIMPAR A GELADEIRA: passo a passo!

Primeiramente, vamos aos produtos… não recomendo o uso de abrasivos e multiusos, pois amarelam e arranham a geladeira. Gosto de usar o básico do básico: detergente neutro, bucha, escova de dentes, panos limpos, álcool líquido e estopa (aquela que seu marido ou pai usa pra encerar o carro)!

.

LIMPAR E ORGANIZAR GELADEIRA _ MADAME AMÉLIA (1)

.

Se sua geladeira estiver uma verdadeira inhaca, recomendo esvaziá-la, desligá-la da tomada e lavar a parte interna e a externa com água, detergente neutro e uma bucha (usando, de preferência, o lado macio). Lembrando que não é pra dar um super banho de água, hein? Use a água com cautela para não danificar sua geladeira. Seque-a muuuito bem antes de voltar a usá-la! Ah, finalize com uma passada de pano umedecido com álcool.

Atenção especial para o painel digital, lâmpadas, fio e botões… limpe apenas com pano semiúmido! A parte de trás (a grade e o motor) tiro o excesso de sujeira com escova de lavar roupa seca, passo pano com álcool e tá pronto.

Caso a limpeza seja a rotineira (quando a geladeira está aparentemente limpa, mas você sabe que está há dias sem uma limpeza) faço e recomendo assim:

1 – Desligue-a da tomada e tire tudo o que houver dentro dela. Deixe a parte externa por último.

2 – Comece pelo freezer… passe um pano úmido para retirar a sujeira solta/grosseira e com o lado macio da bucha, água e detergente esfregue o interior, se necessário. Se houverem frestas e cantinhos onde o pano não alcance, use uma escova de dentes. Retire o excesso de sabão/espuma com um pano seco. Depois, passe o pano úmido por duas ou três vezes, até perceber que já saiu todo o sabão. Finalize com um pano limpo umedecido com álcool.

3 – Guarde tudo no freezer novamente. Naquilo que for possível, passe um pano semiúmido. Evite guardar sacolas de supermecado no freezer. Elas costumam grudar e soltar tinta no interior do freezer. Mantenha os alimentos fechados em vasilhas ou sacos plásticos apropriados.

.4 – Passando para o refrigerador… comece retirando as prateleiras e gavetas para lavar. Lave-as com o lado macio da bucha e detergente. Deixe-as escorrendo enquanto limpa a parte interna do refrigerador! Comece passando um pano úmido para retirar a sujeira solta/grosseira e, assim como foi feito no freezer, use o lado macio da bucha com água e detergente para esfregar o interior. A escova de dentes é bem vinda para as frestas e áreas difíceis para alcançar!

5 – Retire o excesso de sabão/espuma com um pano seco. Depois, passe o pano úmido por uma ou duas vezes, até perceber que já saiu todo o sabão. Finalize com um pano limpo umedecido com álcool. A essa altura, as gavetas e prateleiras já estarão quase secas… seque a água que ainda resta e coloque todas as peças em seu devido lugar!

6 – Guarde os alimentos no refrigerador novamente. Aquilo que for possível, lave em água corrente e seque ou passe um pano semiúmido. Evite guardar sacolas vindas da rua no seu refrigerador. Mantenha os alimentos fechados em vasilhas ou sacos plásticos apropriados. Ao chegar do supermercado, procure lavar as embalagens que forem possíveis (caixas longa vida, latas, potes de vidro ou plástico) e seque bem antes de guardar.

7 – NUNCA lave os ovos! Aprendi com minha mãe a lavar e secar ovo por ovo… até que um dia meu pai pegou-nos no pulo e disse para não lavarmos mais. Ao lavar o ovo, tiramos da casca uma proteção natural deixando-a porosa e facilitando, assim, a entrada/formação de bactérias (como a temível salmonela). Lave o ovo apenas antes do consumo!

8 – Organize sua geladeira de maneira lógica! Alimentos que precisam de refrigeração extrema, coloque no compartimento extra-frio. Se sua geladeira não tem esse compartimento, coloque na primeira prateleira interna.

9 – Frutas e legumes, já lavados e secos, devem ficar na prateleira mais baixa e nas gavetas, para que a extrema refrigeração não as queime/machuque. As verduras (nesse dia não tinha verdura na minha geladeira, rs) prefira guardá-las já limpas e secas numa vasilha com tampa, forrada com papel toalha. Elas durarão mais tempo dessa forma!

10 – Não forre sua geladeira! Forrá-la atrapalha a circulação do ar e prejudica a refrigeração. Confesso que forro uma partezinha da prateleira da porta, onde deixo pimentas e shoyu, mas nunca forrei tudo. O próprio fabricante, no Manual de Instruções, recomenda não forrar!

11 – Depois que a parte interna do freezer e do refrigerador estão em ordem, é hora de limpar a parte externa! Quando não é o caso da geladeira estar uma inhaca e precisar lavar, tiro o excesso de sujeira/poeira com pano semiúmido, depois limpo com estopa com álcool e finalizo com pano semiúmido. Gente, a estopa limpa muito mais que o pano. Eu já fiz o teste acreditam: a estopa vence! Pra tirar sujeira e gordura de armários de metal, madeira ou MDF essa combinação de estopa e álcool também é maravilhosa!

.

LIMPAR E ORGANIZAR GELADEIRA _ MADAME AMÉLIA (2)

.

Já ia esquecendo de falar: no letreiro em relevo (palavra Consul) uso escova de dentes com uma gotinha de álcool pra limpar bem o contorno. Ah, não arraste os imãs e enfeites na superfície da geladeira. Vai riscá-la todinha! Puxe e volte para o lugar sem arrastá-los!

.

Bem, não existe regra universal de como organizar cada cantinho da geladeira (nem de nada, rs). O importante é obedecer o espaço e os objetos que você tem, nesse caso, os alimentos e suas peculiaridades. Todavia, além das recomendações gerais acima, vou contar organizo o freezer e cada prateleira do meu refrigerador, caso alguma Amélinha esteja perdida nesse assunto:

.

Organizando o freezer…

.

LIMPAR E ORGANIZAR GELADEIRA _ MADAME AMÉLIA (9)

.

Aquilo que não mantenho na embalagem original, coloco em potes ou sacos plásticos apropriados. Frango e carnes especiais, costumo deixar na embalagem, que lavo ao chegar do supermercado. Se houver sorvete (no caso da foto, o pote preto, no canto direito) ou sobremesa, deixo sempre vísivel. Nunca coloco nada por cima, pra facilitar pro marido… pois homem não tem a mesma atenção e cuidado que nós! A única fruta que congelo com a casca, é a banana. Ah, e guardo pimentas à granel na no freezer.

Como vocês já devem ter visto no @madame.amelia, separo as carnes vermelhas, calabresas e linguiças em pequenas porções em sacos menores, próprios para congelar alimentos, com etiqueta identificando cada carne.

Mantenha as formas de gelo cheias, rs. Em dias mais quentes, faça gelo extra com copos descartáveis!

.

Organizando o refrigerador…

  • Compartimento extra-frio: queijos, frios e alimentos delicados em geral.
  • Primeira prateleira: sucos, geléias, sobremesa, manteiga, requeijão e miudezas do café da manhã.
  • Segunda prateleira: comida cozida, leite e bebidas fechadas. Quando abertas, passo para a última prateleira da porta.
  • Terceira prateleira: ovos (o ideal seria guardá-los em temperatura ambiente, mas sou encucada). Nessa prateleira tbm guardo chocolates e doces que não quero que endureçam muito (a goiabada do bolo de fubá mora aí, rs). Quando acabo de chegar do supermercado com as sacoles cheias acomodo frutas mais resistentes nessa prateleira também!
  • Quarta prateleira: frutas, legumes, verduras secas na vasilha e salada pronta.
  • Gavetão: legumes e frutas organizada em sacos plásticos apropriados e vasilhas/potes de plástico.
  • Prateleiras da porta: acomodo miudezas na primeira, pimentas e condimentos na segunda e embalagens maiores e bebidas abertas na terceira!

Pra ficar mais fácil de entender, seguem fotinhas do refrigerador em ordem! Claro, tem coisa que citei acima que não aparece nas fotos… mas é que nesse dia a Branquela estava pelada, pelada, rs. Até pensei em fotografá-la após uma ida ao supermercado, mas vocês sabem que comigo o esquema é vida real!

Seguem as fotinhas:

(clique numa imagem para abrir a galeria)

.

The End! Branquela limpa, organizada e bonita!!!

Alguma dúvida? Vocês fazem diferente? Gostaram do post? Quero saber!

Beijão da Katy!

Katy Madame Amélia