Queridas Madames Amélias! Bem vindas ao desafio #MadameSaudável: 21 dias para uma melhor versão de si mesma!!! Para as leitoras novatas, uma rápida apresentação: sou Letícia Sócio, nutricionista clínica e esportiva, coach em emagrecimento, colunista aqui no blog, mãe de dois, esposa, mulher… e Madame Amélia, como vocês!

Bem, quem está aqui, provavelmente já passou por um longo processo de tentativas frustradas, está incomodada com o estado atual, percebeu a necessidade de mudança… e está precisando de ajuda!

E cá estou, com um desafio de 21 dias para que vocês cheguem onde desejam! Não posso garantir que o processo será FÁCIL, muito menos curto, afinal, ninguém muda de um dia para o outro. Todas as sensações dependerão de como vão encarar cada obstáculo durante a jornada. A mudança corporal, diferente do que a maioria das pessoas pensa, está ligada intimamente à mudança de MENTALIDADE, e após, vem a mudança de  COMPORTAMENTO.

Este desafio será muito mais amplo e benéfico do que vocês imaginam! É mais do que uma boa forma. Trata-se de decidir cuidar de si mesmas! Vocês estão se dando a chance de tornar o corpo e a mente mais fortes para encarar os desafios da vida. E isso, não tem preço!

Então, a melhor dica que eu, como nutricionista e mãe, posso lhes dar é: APROVEITEM e FAÇAM CADA DIA VALER A PENA!

Lembrando que, não, eu não quero colocá-las em um padrão!!! Meu desejo, de todo coração, é de que vocês descubram a MELHOR VERSÃO de si mesmas!

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ORIENTAÇÕES do Desafio #MadameSaudável:

Fase 1 – preparação: comeca hoje, dia 01/03, com esse post de orientações gerais, onde está a lista de alimentos permitidos e proibidos durante o desafio. E vai até o dia 04/03 com posts no Instagram (@leticiasocio_nutri, @madame.amelia e @maesdepoisdos30) com desafios e informações para iniciar a fase 2.

Fase 2 – ação: nesses mesmos perfis, serão lançados desafios diários, que devem ser seguidos á risca (ao menos tentem) para que o objetivo seja alcançado com sucesso!

Fase 3 – balanço: ao final do desafio, faremos um bate papo com vocês, para trocarmos experiências e nos conhecermos melhor! Pra fechar com chave de ouro, faremos um SORTEIO muito especial, cujas regras serão lançadas em tempo oportuno.

IMPORTANTE: meninas, o desafio precisa de todas nós! Usem e abusem da hashtag #MadameSaudável, compartilhem suas dificuldades perante os desafios, curtam as fotos umas das outras, fiquem atentas aos desafios diários e aos posts informativos aqui no blog (avisaremos quando tiver). E, claro, deixem o perfil desbloqueado para que Katy, Fabi, eu e as demais participantes possamos interagir com você!!!

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PREPARAÇÃO para o Desafio #MadameSaudável:

Foi dada a largada da Fase 1.. segue abaixo a lista dos alimentos PODEMOS comer durante o desafio:

Verduras e legumes: Todos, mas não se limite a alface e tomate! É PRECISO VARIAR e consumir todos os dias! A lista é imensa, por exemplo: alface, rúcula, almeirão, agrião, espinafre, repolho, couve manteiga, couve-flor, brócolis, berinjela, abobrinha, chuchu, couve Bruxelas, aspargo, tomate, cenoura, beterraba, cebola, acelga, escarola, nabo, rabanete, ervilha fresca, maxixe, vagem, pepino, pimentão…

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Frutas: abacate, ameixa, maçã, pêra, melão, damasco, jabuticaba c/ casca, limão, acerola, caju, coco, kiwi, laranja, pêssego, uva, morango, amora, framboesa, cereja.

Mas nutri, as outras frutas são ruins para a saúde? Não, meninas! Mas para resultados rápidos, como é o caso do nosso desafio, cortaremos as demais frutas caso o objetivo seja emagrecimento.

Quem está no desafio apenas para desintoxicação de industrializados ou não quer emagrecer, apenas ganhar massa, as demais frutas estão liberadas.

Lembrando que independente do objetivo não é pra comer 1kg de frutas por dia! Comam no máximo 3 porções ao dia.

Tubérculos: batata doce, inhame, cará e mandioca. Se o objetivo é emagrecimento, consumam com moderação! Se for ganho de massa, comam em todas as refeições!

Cereais: quinoa, amaranto e aveia.

Proteínas: carnes vermelhas em geral, aves, peixes e ovos.

Açúcar: apenas o de coco e Stevia, ambos com moderação.

Bebidas: todos os chás*, café, leites vegetais (de coco, amêndoas ou arroz e de preferência feito em casa – aprenda aqui) suco detox e água de coco (natural, claro). De preferência, não adoce as bebidas. *As gestantes não poderão fazer uso de todos os chás, somente chá de gengibre.

Laticínios: iogurte natural integral e sem açúcar e manteiga Ghee (clarificada).

Óleos: óleo de coco e azeite puro, sem adição de óleo de soja.

Oleagenosas: castanhas, nozes, pistache, amêndoas. Todas sem sal e com moderação!

Temperos: sal marinho, pimentas, ervas frescas ou desidratadas, temperos naturais, alho e cebola.

Outros: chia, linhaça, farinha de coco e chocolate 70% cacau sem açúcar.

 

Até aí está fácil, né? É só pegar a lista e ir ao supermercado! Agora vamos ao que NÃO PODEMOS nesses 21 dias? Para ter resultados, devemos pagar um preço… não será fácil, mas serão 21 dias que valerão a pena BANIR os alimentos e produtos abaixo:


Tubérculos: batata inglesa

Cereais: arroz, feijão e milho conserva.

Carnes: linguiças, miúdos, embutidos (salame, peito de peru, presunto, salsicha, calabresa, etc)

Bebidas: refrigerantes, sucos de frutas, águas com sabor (H20, Aquarius, etc), iogurtes e bebidas lácteas em geral, leite fermentado e bebidas alcoólicas.

Açúcar: mascavo, mel, rapadura, cristal, refinado e demerara.

Óleos e gorduras: girassol, canola, gergelim, soja e banha de porco.

Outros: farinha de trigo, farinha de trigo integral, leite, queijos em geral e eus derivados (requeijão, Polenguinho, cheddar cremoso…), goma de tapioca para quem deseja emagrecer, conservas e enlatados, sorvetes, doces, tudo que contenha açúcar refinado ou glucose de milho, glúten, trigo, centeio ou cevada na composição (isso inclui pães e massas, mesmo que integrais). Nada de gordura trans: corte todo tipo de gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, como margarinas.

Também estão proibidos os produtos light, diet e artificialmente low fast: esses produtos costumam ser ricos em carboidratos e recheados de tranqueiras.

Alimentos industrializados e processados em geral: se a comida vem em uma caixa ou lata e foi feita dentro de uma fábrica, evite… por exemplo molho de tomate pronto, amendoim japonês, shoyu, maionese, picles, azeitonas, geléias… enfim, tudo o que a indústria nos proporciona!!!

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SUPER DICAS DA NUTRI!

Durante os 21 dias do Desafio #MadameSaudável:

1ª SUPER DICA  – Descascar mais e desembalar menos!
Todos esses conservantes, corantes e aromatizantes trazem danos e inflamação intestinal ao organismo, piorando a absorção de nutrientes e indiretamente atrapalhando as funções de saciedade.

2ª SUPER DICA  – Não tome leite de vaca!
A quantidade de Ferro e Cálcio do leite de vaca é adequada para o bezerro, não para o ser humano. O Ferro em excesso irrita a parede do intestino. A dica é retirar as porções de leite e derivados do dia a dia deixando apenas o iogurte natural. Substituir pelo leite de coco, arroz e amêndoas.

3ª SUPER DICA  – Fome é como estar apaixonado, se você não tem certeza provavelmente não está!
Coma quando estiver com fome e evite comer sem fome. Vamos trabalhar com a fome guiada, ou seja, comer apenas quando estiver com fome!

4ª SUPER DICA  – Saia da zona de conforto! Não há como ter resultados diferentes tendo as mesmas atitudes!
Nesses dias, dedique-se a você, a peça fundamental da sua vida! Quantas vezes você já tirou esse tempo para cuidar da sua saúde?! Estamos juntos nessa. Aproveite o desafio para praticar uma atividade física e potencializar os resultados desses 21 dias.

5° SUPER DICA  – Saúde começa no intestino!
Para que você tenha resultados eficientes, a saúde intestinal é fundamental, para isso recomendo que você coma fibras diariamente (nos alimentos permitidos vocês encontrarão fonte de fibra suficiente) e caprichem na hidratação!

6° SUPER DICA  – Beba água, ela é fonte de juventude!
Toda pessoa precisa ingerir bastante água e o mínimo do mínimos são 10 copos de 200 ml.  Isso é conhecimento comum! O que pouca gente sabe é que precisamos ter atenção ao tipo de garrafa que usamos. Ela precisa ser de inox ou plástico livre de Bisfenol A (BPA), ou seja, embaixo da garrafa não pode conter os números 3 ou 7 de reciclagem. Hidratar o corpo é essencial para o organismo, inclusive para fazer valer a dia anterior!

Se tiver o numero 3 ou 7 podem conter BPA. Se o produto não trouxer essas informações, na dúvida, é melhor evitá-los.

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À partir de hoje, vocês já sabem o que devem comer. Tirem um tempinho do dia para organizar a dispensa e a geladeira… e já comecem hoje! Vocês não precisam comer tudo que está na lista, comprem conforme o gosto e o orçamento de vocês. Mas busquem variar bem, até mesmo para que não enjoem dos alimentos.

E lembrem-se de já seguir a gente no Insta (@leticiasocio_nutri, @madame.amelia e @maesdepoisdos30) para não perder nenhum desafio diário que postaremos por lá!!!! Também vamos compartilhar nossa prática do desafio… Estou animada! Pois mesmo sendo nutricionista, tenho minhas dificuldades… e o desafio será uma motivação pra mim! E vocês, animadas???? #vamosjuntas

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Dúvidas? Deixem nos comentários abaixo!!! Não tenham medo de se expressar…

Com carinho, Nutri!