“E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Marcos 10.48).

Certa vez, Jesus foi passar uns dias com seus discípulos numa cidade chamada Jericó. Na hora de ir embora, uma grande multidão seguia Jesus e os discípulos.

Sentado pelo caminho em que Jesus passaria, ficava um mendigo cego chamado Bartimeu. Um homem à margem da sociedade, que vivia de pedir esmolas.

Ao ouvir Jesus passando, ele começou a gritar sem parar “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”, mas as pessoas começaram a repreendê-lo com desprezo, mandando que ele calasse a boca!

Sabendo que Jesus poderia mudar sua vida, Bartimeu continuou a gritar para chamar a atenção Dele em meio à multidão.

Mendigos e boa parte dos cegos, nos dias atuais, também são desprezados. E não somente estes, mas milhares de pessoas em situações variadas sentem o desprezo na pele! Muitas pessoas não conseguem ver o valor que outros tem! Julgam o livro pela capa!!!

Criam um conceito superficial, baseado no que lhe atrai, e desenvolvem os “pré-conceitos”, que resultam em atitudes de repulsa e desprezo. Fico impressionada com a capacidade do ser humano de agir como se fosse superior. Deus não se agrada de gente assim!

Bartimeu, embora desprezado pelas pessoas que lhe cercavam, foi valorizado por Jesus, que parou atender ao clamor daquele cego e perguntou: “O que queres que Eu te faça?”.

Jesus deu voz àquele homem desprezado! Deu a Bartimeu a oportunidade de falar o que desejava, e foi atendido! Bartimeu pediu para enxergar e, Jesus, vendo a fé no coração daquele homem, o curou imediatamente!

Jesus nunca desprezou ninguém! Ao contrário, Jesus cumpriu com maestria o segundo maior mandamento: “Ame o seu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22:39. Pelo exemplo de Jesus e pelo que Deus diz em Sua Palavra, fica claro para nós que não devemos desprezar ninguém!

Além do mais, não sabemos o dia de amanhã! Deus pode nos colocar no mesmo patamar ou situação em que as pessoas que desprezamos se encontram ! Ou, de forma mirabolante, Deus pode exaltar a pessoa que você despreza e colocá-la numa situação em que você venha precisar dela no futuro!

Nunca despreze as pessoas. Primeiramente porque isso é pecado, Deus não se agrada dessa atitude. E, também, porque você não sabe onde Deus vai colocá-las no dia de amanhã! O mundo dá voltas e é Deus quem faz o mundo girar!!!

Leia na Bíblia a narrativa completa sobre a cura do cego Bartimeu em: Marcos 10:46-52 ou Lucas 18.35-43.

 

Boa semana e que Deus te abençoe!!!

Beijão, Katy!