Olá, Madames Amélias! Tudo bem com vocês? Hoje vim compartilhar sobre um projeto muito especial que conheci a convite das Lojas Pernambucanas, o #DonasDaRua.

Você que tem mais de 30 anos, deve se lembrar da Mônica. Aquela menina dentunça, destemida e cheia de atitude que dava coelhadas com seu Sansão. Ela apareceu, a primeira vez, numa tirinha de Maurício de Sousa em 1963, e de lá pra cá, encanta as crianças com suas histórias.

Eu tive a felicidade e o prazer de conhecer a Mônica em pessoa. E ver que não é somente nos quadrinhos que ela é determinada e destemida, mas na vida real também.

Ela, juntamente com a Maurício de Sousa Produções, criou há 2 anos o projeto “Donas da Rua”, que visa o empoderamento feminino, para que as meninas possam ser p que elas sonharem!

.

.

Segundo pesquisas, as meninas mantém a autoestima igual aos dos meninos somente até os 5 anos de idade. Depois, elas sempre tem a autoestima afetada pela diferença de gênero. Numa casa que há um menino e uma menina na mesma idade, geralmente, a menina lava a louça, enquanto o irmão está no sofá assistindo televisão.

O projeto, juntamente com o apoio de nós – pais e mães – pode mudar essa realidade tratando meninos e meninas de forma igual. Para que nenhum se sinta superior ao outro. Afinal, a carga é pesada para ambos.

Além do exemplo dentro de casa, é importante incentivar a pratica de um esporte. Pois nele, as crianças aprendem a ganhar e a perder, cair e levantar. Ter garra, vencer desafios e saber lidar com as conquistas.

Infelizmente, segundo dados, a maior parte das meninas que iniciam num esporte, abandonam a prática no início da adolescência.

A Maurício de Sousa Produções realizou algumas modificações em seus personagens ao longo dos anos. A mãe da Mônica, por exemplo, deixou de usar avental sempre e agora sai para trabalhar.

Outra mudança visível, é o fato de que as personagens femininas da Turminha ganharam mais voz. Essas modificações visam mudar a visão cultural sobre as meninas!

.

         O projeto acredita que as meninas fortes de hoje serão as mulheres incríveis do amanhã. As “Donas da Rua” estão em todo lugar, em toda menina, em toda mulher.

.

O projeto foi criado para encorajar essa forçaa feminina a ganhar mais voz incentivando o respeito e a igualdade de oportunidades para todas as crianças.

Neste ano, a Lojas Pernambucanas entrou como apoiadora dessa iniciativa lançando a coleção exclusiva “Donas da Rua”. Inspirada na Mônica, a “Dona da Rua” original, e outras personagens icônicas da Turminha!

Você pode ajudar o projeto, comprando as peças, divulgando e compartilhando suas histórias pelo site: www.turmadamonica.com.br/donasdarua. Acesse e inspire-se!

.

 

.Conheça histórias incríveis no site. Veja como as mulheres venceram barreiras e se tornaram heroínas da sua própria história!!!

.

         Com amor, Fabi!