Queridas Madames Amélias, 10 em cada 10 mulheres me fazem essa pergunta: Nutri, como secar a barriga? Independente do objetivo de cada uma, o desejo de ter uma barriga sequinha é unânime!

Tem gente faz tudo certinho: treino, dieta, segue um estilo de vida saudável e nada de perder aquela gordurinha na região abdominal! Muitas mulheres até são magras, mas a barriguinha insiste em ficar lá, sobressalente.

Primeiramente, vou falar para vocês uma verdade que dói: não existe dieta específica para perder barriga!

Não caiam nessas manchetes de revistas que prometem uma dieta que seca a barriga em “X” semanas. Mas, SIM, existem estratégias para diminuí-la e é sobre isso que vamos conversar hoje!

As 5 dicas desse post independem do seu objetivo (hipertrofia, emagrecimento, manutenção de peso…). Vou abordar estratégias para diminuir o ASPECTO sobressalente da barriga, pois existem alimentos que causam estufamento e outros que aumentam a gordura abdominal.

Dicas que vocês podem seguir sem medo de atrapalhar o plano alimentar recomendado pelo(a) nutri:

 

DICA 1: Evite alimentos com alto índice glicêmico!

Os alimentos de elevado índice glicêmico (mel, açúcares, doces, chocolates, farináceos, arroz, macarrão…) causam maior concentração de gordura abdominal, pois temos mais receptores exatamente nesta região.

Em contrapartida alimentos como batata doce, mandioca, fibras, saladas e frutas gordurosas vão trazer a diminuição desta região, pois são alimentos que não causam pico de açúcar no sangue.

 

DICA 2: Cuide da digestão!

Uma digestão bem feita, deixa o aspecto da barriga “sequinha”. Como saber sobre a digestão? Existem alimentos que causam estufamento da nossa barriga assim que comemos, isso varia de pessoa para pessoa.

Você precisa observar quais são os alimentos que causam isso em você (mesmo que estes alimentos sejam saudáveis: pode ser pepino, abacaxi, castanhas…) e evitar o consumo diário ou em excesso!

As intolerâncias alimentares também causam este estufamento, então se você tem intolerância à lactose e passa mal com o leite, mas o iogurte e o queijo não te causam a mesma reação, mesmo assim você deve cortá-los para que seu abdômen fique retinho.

Outra coisa bem bacana para melhorar a digestão é aumentar o consumo de alimentos ricos em MAGNÉSIO, pois este mineral facilita a digestão.

Para ingerir mais magnésio, inclua vegetais verde escuro na sua alimentação (brócolis, couve folha, espinafre); grão de bico, nibs de cacau (a castanha do cacau torrada e triturada) e o feijão.

Mas Nutri, o feijão não causa estufamento? SIM, e pra muitos pacientes não recomendo, porém faça o teste: deixe o feijão de molho em água com algumas rodelas de limão por no mínimo 8hs antes do preparo, trocando a água até 3x nesse período, para que o fitato, que dificulta a digestão, seja eliminado.

Alimentos ricos em fibras como aveia e saladas também ajudam muito a digestão, são extremamente importantes, mas sem o adequado consumo de ÁGUA não vão funcionar! Então vamos para a próxima dica…

 

DICA 3: BEBA ÁGUA!!!  

Beba pelo menos 40ml de água por KG de peso. Faça as contas e descubra a quantidade mínima que você precisa ingerir!

Uma pessoa com 60Kg, por exemplo, deve ingerir – pelo menos – 2,4 litros de água por dia, tomando água várias vezes ao dia. A água não cumprirá sua função no organismo se você ingerir 1 litro de água de uma só vez!

 

DICA 4: Capriche na mastigação!

A mastigação deve ser lenta. A mastigação bem feita contribui, e muito, no processo de digestão! Além do mais, quanto melhor for sua mastigação, menor a probabilidade de comer além da conta, pois seu organismo ficará saciado mais rapidamente.

Vamos mastigar bem, Madames Amélias! Nosso estômago não tem dentes… rs.

 

DICA 5: Evite alimentos pesados!

Evite o consumo diário de alimentos pesados, como a carne vermelha. Isso não significa que não possa ser consumida, mas se você deseja diminuir o aspecto abdominal, deve cuidar do consumo em excesso.

 

Viram só? Não existe realmente uma dieta que diminua apenas a barriga! Mas, sim, estratégias simples que combinadas com uma alimentação equilibrada ajudam muitooo a secar a barriga!!!

 

Gostaram do post? Curta, comente…

Sua contribuição é muito importante para nós!

Com carinho, Nutri!