Queridas Madames Amélias…

No post passado, falamos sobre o peito de peru e um dos alertas foi a grande quantidade de sódio que ele contém. O sódio está em praticamente todos os produtos alimentícios que se encontram nas prateleiras dos supermercados, então hoje trouxe a recomendação de consumo diário do sódio e algumas soluções para diminuirmos a ingestão de sódio no nosso dia a dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sódio não ultrapasse 2.400 mg, isso representa 6 gramas de sal. Se observarmos qualquer embalagem de alimento processado e/ou industrializado, veremos com é fácil ultrapassar essa quantidade recomendada. Isso sem contar que muitas vezes adicionamos sal às nossas refeições, diariamente, sem medir as quantidades!

Você já pesou 6 gramas de sal para saber o quanto está consumindo diariamente? Faça a experiência em sua casa… pese 6 gramas de sal! Quase todo mundo extrapola a quantidade recomendada, que em excesso faz muito mal à saúde! Pesquisas recentes apontam que no Brasil o consumo de sódio chega a ser mais que o dobro recomendado pela OMS! É para se pensar, não é?!

Pensando em diminuir o consumo de sódio e trazer mais saúde para nossas casas, vou deixar aqui algumas estratégias práticas para adotarmos:

  • Diminuir o consumo de produtos industrializados, pois não são apenas os produtos salgados que contém sódio. Doces, sucos, congelados e refrigerantes também contém muuuuuito sódio!
  • Para quem adora a comida japonesa e come com frequência, cuidado! O shoyu pode ser um grande vilão! E melhor do que consumir o light, é diluir o shoyu em água e algumas gotas de limão.
  • Trocar o sal por temperos naturais é um recurso muito importante para uma alimentação mais saudável.


Sal de Ervas - Temperos Naturais - Especiarias - Blog Madame Amélia

Temperos naturais:

  • Alecrim – ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Gosto muito de usar em molhos brancos e carnes brancas.
  • Manjericão – previne a hipertensão arterial e também possui ação anti-inflamatória  e antioxidante. Combina com molhos vermelhos.
  • Salsinha – rica em antioxidantes, possui ação anti-inflamatória e digestiva. Combina com molhos vermelhos, temperos de saladas, caldos e carnes, em especial com a de panela.
  • Coentro – melhora a digestão e previne flatulências, além de ser fonte de magnésio, vitamina A, vitamina C e do complexo B. Utilizado em molhos vermelhos, tempero de saladas, ensopados e peixes. Combina muito com moqueca.
  • Hortelã – ação analgésica, estimulante, antioxidante e expectorante. Previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão. Muito utilizada em sucos e chás, pode ser acrescida também em carnes cruas como o quibe e em saladas para aumentar o frescor. Pratos da culinária árabe em geral, também combinam com hortelã!

Além desses, existem muitos outros temperos deliciosos que podem substituir ou diminuir o uso do sal na hora de preparar o alimento. Quanto ao sal, uma boa saíde é o Sal de Ervas. Uso e adoro!!! Vocês conhecem? É super fácil de fazer:

Receita 1:

– 1 parte de sal marinho
– 1 parte de orégano
– 1 parte de tomilho
– 1 parte de manjericão
.

Receita 2:

-1 parte de sal marinho
– 1 parte de  alecrim desidratado
– 1 parte de orégano desidratado
– 1 parte de salsinha desidratado
– 1 parte de manjericão desidratado
– 1 parte de gergelim tostado

As duas receitas possuem o mesmo modo de fazer: misture todos os ingredientes! Bata no liquidificador ou processador. As ervas podem ser frescas ou desidratadas. Para dar um pouquinho de liga, acrescente um fio de azeite. Pode guardar em um potinho fechado por até 6 meses. Lembrando que precisa manter o potinho em local fresco e seco.

O Sal de Ervas intensifica o sabor e potencializa o poder de tempero do sal, razão pela qual consumimos em menor quantidade para temperar os alimentos. O Sal de Ervas é uma maneira simples, natural, barata e gostosa para continuar fazendo pratos saborosos, mas com menor teor de sódio!

Vocês também podem usar sua criatividade para fazer outras receitas de Sal de Ervas, além dessas duas!!!

Gostaram? Alguém aí já utiliza o Sal de Ervas? E os temperos naturais, quais e em que pratos costumam usar?

Me contem nos comentários… vamos trocar experiências!!!

Com carinho, Nutri!

Vida Saudável - Nutricionista Letícia Sócio - Vida saudável - Blog Madame Amélia