Bom dia, Madames Amélias!!!!!

Estamos vivendo tempos muitos diferentes hoje, e como não sou apenas nutricionista, mas também COACH, hoje trago um assunto que a maioria dos meus pacientes relatam, e trabalhamos bastante no consultório, pois é um dos GRANDES VILÕES do emagrecimento: a ANSIEDADE!!!

A ansiedade ATRAPALHA sua vida?  A ansiedade já me atrapalhou muuuito, a ponto de me fazer ter crises de diarreia e ficar completamente travada para trabalhar.  Hoje, já não me atrapalha mais. Muitos pacientes também relatam inúmeros problemas decorrentes da ansiedade, como comer loucamente e sem freios!!!

O excesso de informações, atividades, trabalhos intelectuais, preocupações e uso de aparelhos eletrônicos nos levam ao vício de pensar demais. Fora isso, temos as redes sociais que colaboram muito com nossa ANSIEDADE, pois somos bombardeados o tempo todo com famílias perfeitas (que não conversam em casa), corpos perfeitos (depois de 200 fotos para postar uma), e pessoas extremamente felizes (por fora e vazia por dentro), mas independente disso, seu pensamento será: porque minha vida não é assim? Porque não sou magra assim? Por que não sou feliz assim?

Ultrapassando a depressão, a ansiedade tem se tornado o mau do século, segundo Augusto Cury. Pensar é bom e faz parte da nossa natureza, mas pensar demais pode causar danos à nossa saúde e nos roubar o prazer de viver o hoje por estarmos com a cabeça no amanhã!

É PRECISO INDENTIFICAR: qual momento do dia ou situação tem deixado você ansiosa?

Muitos pacientes relatam que sentem ansiedade devido ao trabalho ou quando adiam tomar uma decisão importante. Outros dizem que sentem à noite, quando chegam em casa! Ou quando precisam encontrar uma pessoa específica, dentre outras situações!

Fato é que a maior parte dos pacientes relatam comer mais, ou descontroladamente, em momento de ansiedade! Tal comportamento compromete não apenas o plano alimentar, mas a saúde como um todo, especialmente a mental e a emocional!

Uma das minhas pacientes identificou que fazer dieta a deixava ansiosa, pois tinha medo de não conseguir e toda vez que errava 1 item, ficava ansiosa e comia mais! Pois o pensamento era: ERREI, agora não consigo mais!

Faça um lista bem detalhada. Quanto mais específica, mais fácil de se saber a CAUSA! Pois o tratamento da sua ansiedade dependerá da causa. Em alguns casos é preciso fazer uso de medicação, em outros é recomendada a terapia… para tais recomendações é preciso consultar um médico!

No entanto, na maioria dos casos, pequenas mudanças de comportamento minimizam a ansiedade cotidiana! São elas:

 

– Tenha FÉ! Confie em Deus e descanse Nele!

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Fl 4:6-7)

– CUIDE DOS SEUS PENSAMENTOS! Ou seja, você tem um papel importantíssimo no processo, e deve agir para que as mudanças aconteçam, a começar pelos pensamentos que ocupam sua mente! Acerca disso, a Bíblia orienta o seguinte:

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Fl 4:8)

– AME-SE! Pare de se criticar e elogie-se mais. Um dos exercícios que uso no grupo de emagrecimento é listar as próprias qualidades e, adivinhem, todos tem muita dificuldade em responder. Mas a maioria sabe apontar certinho os defeitos. Faça uma lista das suas qualidades e repita-as diariamente para você em frente ao espelho! (Parece coisa de maluco, né? Mas gera resultados incríveis)

– CRIE UMA ROTINA MATINAL! Quantos aqui acordam e logo pegam o celular? Quando menos se espera já se foi uma hora, e então deixamos que notícias  ruins tomem conta do nosso pensamento ou iniciamos o dia atrasados pelo tempo que perdemos sem perceber. Então faça diferente, comece o dia com uma música gostosa, com pensamentos que te elevam e com 10 motivos de gratidão! Não esqueça de falar neste momento todas as suas qualidades em voz alta! De um belo sorriso e pense o quanto aquele dia será bom!

Eu faço isso há exatamente 6 meses e vocês não tem idéia do quanto eu cresci e melhorei em todos os aspectos da minha vida!

– ORGANIZE-SE  E ELIMINE A PROCRASTINAÇÃO! Umas das coisas que gera muita ANSIEDADE é ficar adiando o que precisa ser feito. A procrastinação gera culpa. Faz o que era importante virar urgente! Aí a ansiedade ataca com força total quando o tempo está se esgotando.

Existem dois motivos pelos quais as pessoas procrastinam. Um deles é falta de ORGANIÇÃO e CLAREZA e outro é quando algo nos parece muito difícil e complexo ou chato.

Organize as tarefas diárias, foque no que realmente precisa ser realizado no dia! Tenha clareza do que precisa ser feito e divida seu tempo em períodos. Inicie pelas tarefas que julgue mais difíceis ou chatas ou complexas e realize-as!

 

– AFASTE-SE DE PESSOAS NEGATIVAS, NEURÓTICAS OU ANSIOSAS! Sim, nós somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Logo, se ficarmos juntos de pessoas negativas, nos tornaremos negativas também. Tem gente que nos suga a energia e tem o dom de nos colocar para baixo, então ouvi uma frase que mudou minha vida: existem pessoas que merecem 3 segundos do nosso tempo, outras 3 minutos, outras 3 horas e algumas 3 dias!!!!! Gente isso é libertador. Depois que aprendi isso, minha energia é outra.

 

– SEJA POSITIVA!!! Todas, exatamente todas as situações tem seu lado positivo. Então, exercite isso. Aprenda com as situações e aproveite para crescer. Tudo o que focamos expande!!! Foque no lado bem de tudo.

 

– APRENDA A DIZER NÃO! Muitas pessoas ficam ansiosas pelo acúmulo de tarefas do dia, além das suas, sempre dizem “sim” para as tarefas dos outros e acabam lotadas de afazeres.

 

– CUIDE DA ALIMENTAÇÃO! Boas escolhas podem te ajudar muito a diminuir sintomas de ansiedade, desde o uso de alguns probióticos até alimentos como chocolates 70%. Elimine carboidratos refinados (farinhas, açúcares) e controle o índice glicêmico de sua alimentação usando aqueles de menor índice; cautela no álcool e na cafeína; use gorduras boas e escolha ômega-3 com maior quantidade de EPA e DHA, principalmente DHA; escolha fontes alimentares de magnésio e fale com seu nutricionista sobre a possível suplementação de tal mineral; use grãos germinados e verde escuro como forma de prover minerais e vitaminas, tento usar germinados em pelo menos uma refeição ao dia, na salada ou no suco verde; uso óleo de gergelim ou de abacate como forma de ofertar gorduras boas, capriche na ingestão de fitoquímicos presentes em chás como os de gengibre ou chá verde, uso pelo menos 2 doses de chás por dia, não se esqueça, faça atividade física e durma cedo, sempre possível!

 

Coloquem em prática as dicas acima e me contem o resultado! Espero que essas dicas façam a diferença na vida de vocês, assim como fizeram para mim.

 

Com carinho, Nutri!