Bom dia, Madames Amélias!!!!!

Estamos vivendo tempos muitos diferentes hoje, e como não sou apenas nutricionista, mas também COACH, hoje trago um assunto que a maioria dos meus pacientes relatam, e trabalhamos bastante no consultório, pois é um dos GRANDES VILÕES do emagrecimento: a ANSIEDADE!!!

A ansiedade ATRAPALHA sua vida?  A ansiedade já me atrapalhou muuuito, a ponto de me fazer ter crises de diarreia e ficar completamente travada para trabalhar.  Hoje, já não me atrapalha mais. Muitos pacientes também relatam inúmeros problemas decorrentes da ansiedade, como comer loucamente e sem freios!!!

O excesso de informações, atividades, trabalhos intelectuais, preocupações e uso de aparelhos eletrônicos nos levam ao vício de pensar demais. Fora isso, temos as redes sociais que colaboram muito com nossa ANSIEDADE!

Somos bombardeadas o tempo todo com famílias perfeitas (que não conversam em casa), corpos perfeitos (depois de 200 fotos para postar uma), e pessoas extremamente felizes (por fora e vazias por dentro), mas independente disso, seu pensamento será: porque minha vida não é assim? Porque não sou magra assim? Por que não sou feliz assim?

Ultrapassando a depressão, a ansiedade tem se tornado o mau do século, segundo Augusto Cury. Pensar é bom e faz parte da nossa natureza, mas pensar demais pode causar danos à nossa saúde e nos roubar o prazer de viver o hoje por estarmos com a cabeça no amanhã!

É PRECISO INDENTIFICAR: qual momento do dia ou situação tem deixado você ansiosa?

Muitos pacientes relatam que sentem ansiedade devido ao trabalho ou quando adiam tomar uma decisão importante. Outros dizem que sentem à noite, quando chegam em casa! Ou quando precisam encontrar uma pessoa específica, dentre outras situações!

Fato é que a maior parte dos pacientes relatam comer mais, ou descontroladamente, em momento de ansiedade! Tal comportamento compromete não apenas o plano alimentar, mas a saúde como um todo, especialmente a mental e a emocional!

Uma das minhas pacientes identificou que fazer dieta a deixava ansiosa, pois tinha medo de não conseguir e toda vez que errava 1 item, ficava ansiosa e comia mais! Pois o pensamento era: ERREI, agora não consigo mais!

Faça um lista bem detalhada. Quanto mais específica, mais fácil de se saber a CAUSA! Pois o tratamento da sua ansiedade dependerá da causa. Em alguns casos é preciso fazer uso de medicação, em outros é recomendada a terapia… para tais recomendações é preciso consultar um médico!

No entanto, na maioria dos casos, pequenas mudanças de comportamento minimizam a ansiedade cotidiana! São elas:

 

– Tenha FÉ! Confie em Deus e descanse Nele!

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Fl 4:6-7)

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– CUIDE DOS SEUS PENSAMENTOS! Ou seja, você tem um papel importantíssimo no processo, e deve agir para que as mudanças aconteçam, a começar pelos pensamentos que ocupam sua mente! Acerca disso, a Bíblia orienta o seguinte:

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Fl 4:8)

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– AME-SE! Pare de se criticar e elogie-se mais. Um dos exercícios que uso no grupo de emagrecimento é listar as próprias qualidades e, adivinhem, todos tem muita dificuldade em responder. Mas a maioria sabe apontar certinho os defeitos.

Faça uma lista das suas qualidades e repita-as diariamente para você em frente ao espelho! (Parece coisa de maluco, né? Mas gera resultados incríveis).

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– CRIE UMA ROTINA MATINAL! Quantos aqui acordam e logo pegam o celular? Quando menos se espera já se foi uma hora, e então deixamos que notícias  ruins tomem conta do nosso pensamento ou iniciamos o dia atrasados pelo tempo que perdemos sem perceber.

Então faça diferente, comece o dia com uma música gostosa, com pensamentos que te elevam e com 10 motivos de gratidão! Não esqueça de falar neste momento todas as suas qualidades em voz alta! De um belo sorriso e pense o quanto aquele dia será bom!

Eu faço isso há exatamente 6 meses e vocês não tem idéia do quanto eu cresci e melhorei em todos os aspectos da minha vida!

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– ORGANIZE-SE  E ELIMINE A PROCRASTINAÇÃO! Umas das coisas que gera muita ANSIEDADE é ficar adiando o que precisa ser feito. A procrastinação gera culpa. Faz o que era importante virar urgente! Aí a ansiedade ataca com força total quando o tempo está se esgotando.

Existem dois motivos pelos quais as pessoas procrastinam. Um deles é falta de ORGANIZAÇÃO e CLAREZA e outro é quando algo nos parece muito difícil e complexo ou chato.

Organize as tarefas diárias, foque no que realmente precisa ser realizado no dia! Tenha clareza do que precisa ser feito e divida seu tempo em períodos. Inicie pelas tarefas que julgue mais difíceis ou chatas ou complexas e realize-as!

 

– AFASTE-SE DE PESSOAS NEGATIVAS, NEURÓTICAS OU ANSIOSAS! Sim, nós somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Logo, se ficarmos juntos de pessoas negativas, nos tornaremos negativas também.

Tem gente que nos suga a energia e tem o dom de nos colocar para baixo, então ouvi uma frase que mudou minha vida: existem pessoas que merecem 3 segundos do nosso tempo, outras 3 minutos, outras 3 horas e algumas 3 dias!!!!! Gente isso é libertador. Depois que aprendi isso, minha energia é outra.

 

– SEJA POSITIVA!!! Todas, exatamente todas as situações tem seu lado positivo. Então, exercite isso. Aprenda com as situações e aproveite para crescer. Tudo o que focamos expande!!! Foque no lado bem de tudo.

 

– APRENDA A DIZER NÃO! Muitas pessoas ficam ansiosas pelo acúmulo de tarefas do dia, além das suas, sempre dizem “sim” para as tarefas dos outros e acabam lotadas de afazeres.

 

– CUIDE DA ALIMENTAÇÃO! Boas escolhas podem te ajudar muito a diminuir sintomas de ansiedade, desde o uso de alguns probióticos até alimentos como chocolates 70%. Elimine carboidratos refinados (farinhas, açúcares) e controle o índice glicêmico de sua alimentação usando aqueles de menor índice; cautela no álcool e na cafeína; use gorduras boas e escolha ômega-3 com maior quantidade de EPA e DHA, principalmente DHA.

Escolha fontes alimentares de magnésio e fale com seu nutricionista sobre uma possível suplementação de tal mineral; use grãos germinados e verde escuro como forma de prover minerais e vitaminas. Tento usar germinados em pelo menos uma refeição ao dia, na salada ou no suco verde; use óleo de gergelim ou de abacate como forma de ofertar gorduras boas.

Ah, e capriche na ingestão de fitoquímicos presentes em chás como os de gengibre ou chá verde, uso pelo menos 2 doses de chás por dia, não se esqueça, faça atividade física e durma cedo, sempre possível!

 

Coloquem em prática as dicas acima e me contem o resultado! Espero que essas dicas façam a diferença na vida de vocês, assim como fizeram para mim.

 

Com carinho, Nutri!