Olá, Madames Amélias!!!

No post de hoje, vim compartilhar sobre uma paixãozinha antiga: o Vaso Vietnamita! A primeira vez que notei a beleza e imponência de um vaso desse, foi na casa da minha amiga Karina, em 2013. Havia um no hall de entrada e outro no canto da sala de jantar, grandes e bonitos, cada qual com uma folhagem diferente.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de vaso é originário do Vietnã, país com tradição milenar na fabricação de vasos artesanais. Aliás, em razão da fabricação ser totalmente artesanal, as imperfeições na superfície dos vasos tornam as peças únicas e exclusivas.

.

vaso-vietnamita-folhagem-decoracao-tendencia-arquitetura-dona-de-casa-vida-de-casada-blog-madame-amelia

.

Feitos em moldes, e não em tornos, são mais espessos e podem chegar até 1,60m de altura. Como a argila vietnamita é rica em mica – diferentemente da argila vermelha comum que é rica em ferro –  a cerâmica resiste a altas temperaturas, ficando no forno a 1300° C por 3 dias durante a fabricação.

Ao contrário do que se imagina, a famosa coloração dos vasos não é pintura. É resultado da própria argila misturada a minerais – como cádmio, cobalto, etc. – que ao serem aquecidos reagem e formam cores únicas. Já o efeito vitrificado, é fruto da mistura de areia ou sílica na argila, que quando aquecida derrete e dá o efeito glacê à superfície.

Pois bem! Com tantas características especiais, já dá pra imaginar que o Vaso Vietnamita original e importado custa uma fortunaaa!!!! Massss… existe uma saída para o nosso bom gosto sem gastar horrores: vaso estilo vietnamita. Isto é, um similar feito de cimento ou cerâmica com pintura vitrificada e preços acessíveis! A qualidade e exclusividade não são as mesmas, mas são vasos resistentes e muito bonitos.

.

Vaso Vietnamita - folhagem - decoração - tendência - arquitetura - dona de casa - vida de casada - Blog Madame Amélia

.

Agora que já sabemos um pouco sobre o Vaso Vietinamita, que virou tendência na decoração de ambientes internos e externos, seguem algumas inspirações:

.

.

Reparem que o Vaso Vietnamita ou similar aparece muito em áreas externas como o jardim, área da piscina, varandas e sacadas… mas também ficam lindos em ambientes internos, especialmente em salas de jantar, estar ou TV!!!

Confesso que estou doida para ter um em casa… #sonhomeu

E vocês, gostam desse estilo de vaso?

Beijão da Katy!

Katy Madame Amélia