Olá Madames, Amélias, Mamães e Papais!

Como mãe de primeira viagem exagerei no enxoval do meu primeiro filho. Comprei muitas roupinhas e alguns itens desnecessários. No post de hoje, trouxe os itens básicos na quanditade ideal que seu bebê irá precisar do nascimento ao terceiro mês de vida.

Dependendo do lugar onde você reside, a quantidade desses itens pode variar para mais ou menos. Se o bebê mora num local frio, as roupinhas serão mais grossas e demorarão mais para secar, por exemplo. Se o bebê mora num local quente, roupas grossas e/ou manga longa podem ser dispensáveis e precisará de uma quantidade maior de roupas de manga curta.

Com relação ao tamanho devemos observar que meninas, geralmente, nascem menores que os meninos. Além disso, durante o pré-natal seu médico acompanhará o crescimento do bebê e lhe dirá seu peso aproximado. O Pedro nasceu com 3,160 kg e as roupas RN ficavam enormes.

Quanto as fraldas, nos primeiros meses os bebês usam muitas fraldas e alguns escapes são comuns, então programe-se para comprar fraldas a mais! Providencie uma quantidade inicial e vá comprando conforme o estoque for baixando.

Ah, um item especial que é indispensável é a saída de maternidade! Escolha algo bonito e confortável. Lembre-se que o bebê acabou de chegar ao mundo e não está habituado a usar roupas e/ou andar na cadeirinha.

Quanto aos itens básicos, vamos supor que o bebê nascerá no inverno:

.

ITENS BÁSICOS ENXOVAL DO BEBÊ DE 0 A 3 MESES - MATERNIDADE - FABIANA FURLAN - BLOG MADAME AMÉLIA

.

Se o bebê for nascer no verão, inverta as quantidades da lista acima. Em vez de 6 bodys de manga comprida e 4 de manda curta, providencie 6 de manga curta e 4 de manga comprida, por exemplo!

Normalmente você usará o body, a calça e a meia por baixo do macacão (em dias mais frios) ou as peças separadas. Escolha um ou dois macacões mais enfeitadinhos para sair e opte por peças confortáveis para ficar em casa.

Procure peças com botões frontais. Evite botões nas costas. Para fechá-los, você terá que virar o bebê. Os bodys devem ter as golas largas ou um botão lateral. Passar pela cabecinha pode não ser fácil.

Tenha um kit higiene com escova de cabelo, tesourinha de ponta arredondada ou cortador de unhas e lixa.  Em alguns bebês, basta lixar as unhas de leve. Em outros, é necessário cortar. Me adaptei melhor ao cortador de unhas. O kit do Pedro é da marca KUKA.

É importante ter uma fonte de luz para as mamadas e trocas noturnas. Algumas babás eletrônicas possuem iluminação e/ou use um abajur. Dê preferência por iluminação suave, estilo penumbra, para habituar seu bebê a diferenciar o dia da noite.

.

Itens que considero desnecessários:

  • Babadores: nos primeiros meses o bebê só mama leite materno e/ou fórmula. Os paninhos de bocas são suficientes.
  • Redinha para banheira: como optei pelo modelo da Borigotto com assento redutor não utilizei. Mas pode ser útil em outros tipos de banheira.
  • Cobertores: especialistas não recomendam usar cobertores em bebês. Vesti-los em camadas é mais seguro.
  • Sapatinhos: a maioria dos macacões possui fechamento nos pés, não sendo possível usar sapatinhos.
  • Jogo de malas para maternidade: use uma mala comum e invista numa boa bolsa. A bolsa você usará em todas as saídas com o bebê. O jogo de malas só se for viajante assíduo.
  • Brinquedos de banho: o bebê só começará a usar com 4 meses ou mais.
  • Travesseiro: só será necessário se o bebê tiver refluxo. Travesseiros normais são totalmente desnecessários.
  • Bomba elétrica para amamentação: Essas bombas são caras e você nem sabe se irá usar… Além disso, existe a opção de alugá-las! Na internet há várias lojas que alugam.

.

Para economizar você pode comprar roupinhas usadas e/ou tomar emprestado de alguma mãe de bebê crescidinho. No primeiro ano de vida as roupas são usadas pouquíssimas vezes. Júlia usará várias roupinhas do Pedro, por exemplo.

Mamães, vocês se recordam de outros itens necessários ou desnecessários para contribuir com o post?

Deixe nos comentários.

Com amor, Fabi.

MATERNIDADE - FILHOS - FABIANA FURLAN - @MAESDEPOISDOS30 - BLOG MADAME AMÉLIA