Queridas, Madames Amélias…

O post de hoje está recheado de receitinhas pra quem deseja tirar o leite da vaca da alimentação ou apenas alternar o uso como forma de deixar as receitas mais saudáveis.

Sempre há algo que podemos aprender e a melhor forma de aprender é testando! Sendo assim, convido vocês a testarem as receitas abaixo e a dar pitaco de receitas saborosas e saudáveis para que a troca de experiências – e receitinhas – proporcione aprendizado mútuo entre nós!!!

Uma das formas de substituir o leite da vaca nas receitas é substituindo-o por leite de côco, de amêndoas ou de arroz e fazê-los é muito fácil! Vejam só:

* Leite de Côco:

1 copo de polpa de côco (de preferência, polpa fresca)

5 copos de água quente

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e coe em peneira bem fina ou coador de pano. Se quiser mais consistente coloque menos água, se preferir mais ralo acrescente mais água. Dura 3 dias na geladeira.

* Leite de Amêndoas:

1 copo de 200ml de amêndoas cruas

4 copos de água

Modo de fazer: Lave as amêndoas, acrescente água até cubri-las e deixe-as de molho por 8h. Descarte a água do molho. Bata as amêndoas – com ou sem casca fica a seu critério descascar –  no liquidificador com 4 copos de água. Coe em peneira fininha ou coador de pano. Se quiser o leite mais consistente coloque menos água, quem gosta de menos consistente, coloque mais água. Dura 3 dias na geladeira.

* Leite de Arroz:

1 litro de água

1 xícara de arroz cru

1 pitada de sal (opcional)

Modo de fazer: Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por 15 minutos. Em seguida, bata tudo no liquidificador e coe numa peneira. O leite de arroz fica mais ralo que os demais leites. Para um sabor especial acrescente 1 colher de chá de essência de baunilha. Dura 3 dias na geladeira.

Agora, anotem aí essas preciosas dicas de como substituir o leite da vaca nas receitas:

  • Se é uma receita que necessite de um líquido mais gorduroso, dou preferência ao leite de coco caseiro, fazendo este um pouco mais denso do que o habitual.
  • Em alguns bolos, o leite pode ser substituído pelos sucos de frutas ou pelo café mais ralo. O café super combina com receitas achocolatadas e com sabor próximo das nozes ou amendoim.
  • Nos casos em que o leite nos parece opcional, substituir é ainda mais simples: troque o leite por água!

Parece fácil, não? E é, minha gente! Basta um pouquinho de criatividade na hora de cozinhar!!!

No meu cotidiano, em receitas mais simples, acabo substituindo o leite da vaca por água mesmo. Já em receitas que quero realçar o sabor, uso o leite de côco ou o de amêndoas.

A substituição do leite da vaca com o meu filho, foi mais complexa! Ele não aceitava os sabores diferentes. Então comecei a fazer diluição gradual. Sempre fiz vitamina de banana para ele mamar com 250 ml de leite e 1 banana. Comecei diminuir 50 ml de leite e acrescentar 50 ml de água (durante uns 4 dias).

Depois retirei 100 ml do leite e acrescentei 100 ml de água. Quando fiz a retirada de 150ml de leite comecei a acresentar 50 ml de leite vegetal e 1 banana a mais para mascarar o sabor. Atualmente, ele toma vitamina feita com 2 bananas + 100 ml de água + 100 ml de leite vegetal.

Tudo é questão de adaptação. Não é fácil, mas é possível! Para tirar o leite da vaca da alimentação de uma criança procure um nutricionista para equilibrar as refeições de seu filho!

Pra terminar, deem uma olhada nessas duas receitas deliciosas:

* Pão integral de liquidificador:

1 kg de farinha de trigo integral

1/2 xícara de óleo

2 ovos

4 xícaras de água morna

1 xicara de acúcar mascavo

1 envelope de fermento seco para pão

1 colher de café de sal

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixando apenas a farinha de trigo reservada. Depois que a massa estiver homogênea, acrescente a farinha de trigo à mistura e mexa bem. A massa fica mole, parecendo massa de bolo! Distribua a massa em 3 fôrmas retangulares médias de pão, deixe descansar por 40 minutos. Asse por aproximadamente 40 minutos a 180º em forno pré-aquecido.

Para deixar o pão mais nutritivo, acrescente na massa pronta 2 colheres de sopa de semente de linhaça dourada, 2 colheres de sopa de semente de chia e 2 colheres de sopa de semente de gergelim torrada.

* Bolo de banana com aveia:

4 bananas maduras

2 ovos

1/2 xícara de óleo

1 xícara de açúcar mascavo

3 xícaras de aveia em flocos finos

1 colher de sopa de fermento químico.

Modo de fazer: Bata as bananas no liquidificador com o óleo, os ovos e o açúcar. Acrescente a aveia e o fermento químico, mexa bem  e coloque para assar por aproximadamente 40 min em forno pré-aquecido em 180º.

Uma variação gostosa dessa receita é acrescentar na massa 1 maçã picada em cubinhos e 1 colher de café de canela.

Ufa! Post comprido, né? Mas cheio de dicas práticas!!!

Espero que gostem das receitinhas e que elas ajudem a deixar sua família mais saudável!!!

Com carinho, Nutri.

Letícia Nutri Madame Amélia