Olá, Madames Amélias!!!
 .
Hoje o post é dedicado a uma leitora, que me pediu para falar sobre a Pasta de Amendoim! Fico muito feliz com a participação de vocês, colocando suas dúvidas aqui para que eu possa responder! Eu realmente sou apaixonada pela nutrição e pelo poder que a alimentação exerce em nossa vida, amo ajudar e informar através da minha profissão!!!
 .
O amendoim é uma planta nativa da América do Sul (Bolívia e Brasil). Faz parte da família das leguminosas mais próximas do feijão, embora muitos achem que pelo seu elevado teor de gordura façam parte da família das oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas.
 .
Metade da sua composição é gordura (47%) e a outra metade é proteína (26%), carboidrato (18,6%), fibras e água. Rico em minerais como ferro, magnésio, potássio, manganês, zinco, selênio, cobre e cálcio. Também é excelente fonte de vitamina A, vitamina E, vitaminas do complexo B e niacina.
Estudos apontam o amendoim como um protetor do coração, com capacidade de diminuir o colesterol ruim e os níveis de triglicérides, além de prevenir o diabetes por ser ótima fonte de omega-9 auxiliando no controle de açúcar sanguíneo.
 .
A pasta ou creme ou manteiga de amendoim tem exatamente os mesmos benefícios de se comer o amendoim (isso quando falamos da pasta integral, sem adição de nenhum outro ingrediente, como a antiga “Amendocrem” consumida por muitos nos anos 80, rs).
 .
Embora tenham os mesmos benefícios, a pasta de amendoim é mais consumida do que o amendoim inteiro, devido a sua versatilidade, podendo ser usada como ingrediente em muitas receitas e em lanches rápidos…
 .
Quem está em processo de hipertrofia, consome muita pasta de amendoim, devido ao alto teor de gordura e boa quantidade de proteínas, que ajudam a “preencher” as necessidades da dieta sem necessidade de ingerir um grande volume de comida. Além disso, ajuda na construção muscular. Por ser rica em potássio e magnésio, aceleram a recuperação dos músculos cansados.
 .
Mas, é verdade que a manteiga de amendoim engorda?
Para ser objetiva, nada engorda ou emagrece! E o que faz essas duas coisas acontecerem na verdade é a forma e a quantidade que você come! Mesmo assim, muitos pensam “o amendoim tem muita gordura e muitas calorias…”
.
Pensamentos como este, afastam as pessoas de ótimos alimentos vindos da natureza! A pasta de amendoim pode ser, sim, uma aliada no emagrecimento, pois sua grande quantidade de gordura e proteína ajudam a manter a saciedade, diminuindo a vontade de beliscar coisas “erradas” (principalmente doces) entre as refeições. Para completar, o ômega 9 presente na pasta é aliado na queima dos “pneuzinhos”.
 .
Onde encontrar?
Como hoje a pasta de amendoim está “na moda”, é fácil encontrar sua versão integral, sem adição de nenhum outro ingrediente, em casa de produtos naturais, lojas de suplementos e supermercados.
 .
E se eu quiser fazer em casa?
A receita é simples!!! Coloque o amendoim em uma forma e leve ao forno em fogo baixo por cerca de 20 minutos, para preservar as gorduras boas que são sensíveis a altas temperaturas. Em 20 minutos o amendoim estará levemente moreno. Espere esfriar e bata no liquidificador, mixer ou ainda no processador de alimentos até que vire uma pasta. Quanto mais bater, mas liquido e homogêneo ficará. Guarde em um pote de vidro, limpo e seco. Está prontinho!!!
 .
Como consumir?
Para quem esta querendo perder peso, 1 colher de sopa ao dia é suficiente. Consumir com uma fruta ou como recheio de uma tapioca ou bolacha de arroz, acrescentar em uma vitamina ou simplesmente comer direto na colher!
 .
Quando consumir?
Insira a pasta de amendoim no café da manhã ou em lanches intermediários. Para quem está em processo de hipertrofia a quantidade pode ser maior, nesse caso fale com seu nutricionista.
 .
Cuidados Básicos!
Todas as pessoas podem consumir, inclusive crianças acima de 2 anos. Mas o amendoim, assim como qualquer outro alimento, não é para todos! Existem pessoas alérgicas e sensíveis ao amendoim, portanto, fique de olho!
 .
Outro cuidado que devemos ter é na hora da compra, pois existe o risco de CONTAMINAÇÃO POR AFLATOXINA, se o amendoim for armazenado incorretamente, sendo exposto ao calor e a umidade. Trata-se de uma contaminação por uma espécie de mofo, que produz uma substancia tóxica chamada AFLATOXINA.
.
Evite comprar amendoim se houver um pó esverdeado no fundo do saco ou a granel, onde você não vê controle de qualidade. Essa toxina pode causar sérios problemas de fígado.
 .
.
Aproveitem os benefícios e tenham mais saúde!
 
Com carinho, Nutri!
Letícia Nutri Madame Amélia