“O sorriso é a curva mais bonita do corpo de uma mulher…”

Olá, Madames Amélias!!!

Tenho recebido muitas perguntas sobre o aparelho ortodôntico que estou usando. Então, já que o assunto tem sido recorrente, vim contar para vocês sobre o meu tratamento e responder as dúvidas mais frequentes…
.
A profissional: Minha dentista, além de excelente profissional, é um amor de pessoa! É a Dra. Anna Rhaquel Araújo – CRO 2225, cirurgiã dentista, ortodontista e pediatra na Clínica Sorriso Perfeito em Palmas/TO. Ela também atende em Goiânia, numa clínica chiquetosa… mas não sei o nome! rs O perfil da clínica no Instagram é @sorrisoperfeitto e o telefone em Palmas é 63.3213-1137 0u 63.99984-7679.

.

O tratamento: Comecei a usar aparelho no dia 08/11/16 e optei pelo Aparelho Estético de Porcelana por ser mais discreto que o Metálico e mais barato que o de Safira (que também é transparente). Além da documentação (exames) e do aparelho, há o custo da manutenção que é um valor fixo ao mês. Os valores variam conforme o aparelho escolhido! Dra. Anna, por exemplo, oferece diversos tipos de aparelho ortodôntico. Tem até um que é usado na parte interna dos dentes, praticamente invisível. Achei o máximo!

Meu tratamento tem progredido muito bem, até mais rápido que o esperado. O tempo de uso varia conforme o caso do paciente e, claro, a destreza do profissional também faz toda a diferença. Razão pela qual recomendo que você procure um ortodontista habilitado e experiente, visto que há muitos clínicos gerais atuando na ortodontia sem o devido preparo.

Ah, antes de colocar o aparelho, fiz um check-up nos meus dentes e um leve clareamento (vou terminar quando tirar o aparelho). Talvez, no decorrer do meu tratamento, seja necessário extrair um dos meus terceiros molares, os famosos famosos sisos. Estou aguardando os próximos capítulos! haha

.

Mancha?! Os braquetes (aqueles quadradinhos colados nos dentes) não mancham. O que pode manchar, caso você coma alimentos com corantes e/ou não faça a higiene bucal corretamente, são as borrachinhas (elásticos). Elas ficam amareladas e dão um aspecto de sorriso amarelo!

Confesso que as vezes esqueço ou não resisto e como alimentos com corantes naturais (acafrão, páprica, beterraba…) e artificiais também (salgadinhos Elma Chips). Aí só na próxima consulta para ter o sorriso branquinho de novo, pois embora Dra. Anna tenha dito que eu posso ir trocar as borrachinhas amareladas a qualquer momento, acabo nem indo! rs

.

E dói? Colocar o aparelho e passar pela manutenção não dói nadica de nada! O que pode doer é a movimentação dos dentes nos 2 a 4 dias seguintes à colocação do aparelho ou manutenção. A dor, no entanto, varia de pessoa para pessoa. Depende de como os dentes vão reagir, da velocidade que vão se movimentar e da sensibilidade de cada um. 

Confesso que sinto dor, sim. Mas é suportável e está valendo muito a pena! rs

.

Dá trabalho? Claro que dá! rs Usando aparelho fixo – seja ele qual for – você nunca mais comerá uma salada da mesma forma! haha Restos de alimentos costumam ficar presos no aparelho… com o tempo a gente vai testando o que dá pra comer em público sem passar vergonha, o que dá pra comer perto dos amigos chegados e o que é melhor deixar pra comer em casa!!! É uma comédia! Sem contar que fio dental, palito de dente (é uma baita aliado) e escova dental passam a ser seus companheiros fiéis! Tem que ter na bolsa.

.

Quebra fácil? Me perguntam muito isso! Pois o Aparelho Estético aparenta ser mais frágil. A resposta é NÃO! A resistência é a mesma do Aparelho Metálico. Porém, como todo o aparelho fixo, o paciente deve tomar muito cuidado com o que come!

Dra. Anna me passou um manual de instruções sobre como cuidar do aparelho, da escovação e quais alimentos não devo comer. Confesso que tem hora que esqueço e quando vejo já estou “mastigando pedra”, haha, mas procuro cuidar o melhor possível para não quebrar (e gastar de novo)!

.

Você recomenda? Sim, recomendo! Confesso que meus dentes desalinhados nunca me incomodaram… pois os mesmos ficam na parte inferior e sempre que me via sorrindo nas fotos os dentes superiores estavam cobrindo os inferiores. Achava até que era imperceptível o meu desalinhamento. Sendo filha de dentista, é clarooo que surgiu a oportunidade de usar antes.

Na adolescência, cheguei a usar aparelho móvel, que na época já seria suficiente para o meu caso. Só que a gaveta e o estojo estavam usando mais do que eu… aí meu pai desistiu (já que meu caso é apenas estético, não influencia em nada na minha saúde).

Com o advento da vida de blogueira, comecei a me ver nos vídeos e fique chocada com o que as pessoas viam quando eu falava. Os dentes desalinhados apareciam muitoooo quando eu conversava! Isso me incomodou e procurei tratamento em minha cidade. O tratamento nem acabou e eu já estou com a auto estima renovada! Ao final do tratamento, volto com ANTES e DEPOIS para vocês… aguardem!!!

Todavia, nem todos os casos são apenas estéticos. Há muitos problemas de saúde bucais e até em outras partes do corpo que são reflexo do desalinhamento dos dentes… então, minha amiga, recomendo que você vá a um dentista especialista em aparelhos ortodônticos para uma avaliação do seu sorriso!

Lembrando que é importantíssimo para a sua saúde e a beleza do seu sorriso ir ao dentista pelo menos a cada 6 meses!!! Prevenir é melhor – e mais barato – do que remediar, já dizia minha avó!!!

Dúvidas?! Deixe um comentário…

.

Beijão da Katy!

Katy Madame Amélia