Queridas Madames Amélias…

Estamos falando bastante sobre comida de verdade ultimamente e não é a toa! O consumo diário de alimentos processados vem, ao longo dos anos, interferindo diretamente na saúde das pessoas. Conservantes, corantes, aromatizantes e tantos outros nomes difíceis que entram no rótulo dos industrializados estão nos prejudicando silenciosamente.

Mas dentre tantos alimentos industrializados, que tal uma alternativa saudável e prática para você e sua família desfrutarem de todos os benefícios do LICOPENO?

Licopeno é um carotenoide! Ele é responsável pela cor vermelha dos tomates. Existem mais de 500 carotenoides conhecidos e o Licopeno é o mais abundante deles. Segundo pesquisas, a alimentação rica em Licopeno esta associada à redução de risco de diversos tipos de câncer, especialmente o de próstata.

O Licopeno é grande responsável, também, pela saúde cardíaca! É um antioxidante duas vezes mais poderoso que o betacaroteno na proteção de leucócitos de lesão da membrana celular provocada pelos radicais livres.

É devido a todas essas boas razões que devemos consumir molho de tomate, pois a biodisponibilidade do Licopeno aumenta com o cozimento. Ou seja, molho de tomate é um super amigo da sua saúde! Obviamente, estou falando do molho de tomate caseiro, sem conservantes, aromatizantes e excesso de sódio!

Para dar adeus aos industrializados, trouxe uma receita de molho de tomate saudável e prática, que pode ficar congelada por até 3 meses ou 2 dias na geladeira em potes de 200, 300, 500 ml facilitando o uso no dia a dia e levando saúde para toda a família! Anotem aí:

1 kg de tomates maduros
1 cebola picadinha
1 colher de sopa (cheia) de açúcar demerara
1 colher de sopa (rasa) de sal marinho – sim, o marinho mesmo.
1 fio de azeite
3 folhas de louro ou manjericão fresco
3 dentes de alho (ou conforme o gosto)
Cheiro verde e orégano à gosto.

Modo de fazer:
Coloque os tomates lavados inteiros em uma assadeira e asse até que comecem a murchar/abrir a casca. Coloque os tomates no liquidificador e bata com o sal, o açúcar e 1 dente de alho amassado. Numa panela frite o restante do alho e a cebola no azeite, acrescente o molho de tomate batido, o louro e deixe ferver mexendo de vez em quando. Verifique o sal, o açúcar e se necessário acrescente mais um pouco, conforme a acidez. Coloque o orégano, o cheiro verde e desligue o fogo quando o molho estiver grosso. Espere esfriar, distribua em porções e congele.

Para consumir, costumo tirar do freezer e deixo dormir na geladeira, para usar no dia seguinte. Se pretende usar à noite, tire do freezer pela manhã e leve à geladeira.

Fácil, prático e saudável!!!! Que tal fazer hoje e deixar congelado pra semana?

Com carinho, Nutri!

Letícia Nutri Madame Amélia