Olá, Madames Amélias!!!!

Esse tempo seco, esta terrível não é mesmo?! E é bem neste tempo que fica muito mais fácil pegarmos doenças, principalmente as respiratórias.

Então o assunto de hoje é para turbinar a imunidade da família toda!!! Muitas vezes pergunto aos meus pacientes se conhecem o INHAME, um tubérculo riquíssimo, mas ainda pouco utilizado em nossas mesas, e muitos deles respondem que conhecem e não consomem. Outros ainda nem ouviram falar…

Uma pena! Pois o INHAME é excelente para a saúde e se você souber aproveitá-lo, sua saúde vai agradecer e muito!!!

Vamos conhecer os benefícios:

  • INHAME é – comprovadamente – o alimento mais poderoso para combater a dengue e a febre amarela?! A presença desse alimento no sangue permite uma reação imediata dos mosquitos, neutralizando o agente causador da doença da dengue, antes que ele se espalhe pelo corpo. Portanto, em casos de surto de dengue em sua vizinhança/cidade, consuma INHAME diariamente. Em casos confirmados, comer por pelo menos 7 dias para ajudar a não piorar os sintomas.
  • É um dos alimentos medicinais mais eficientes que existe, pois limpa as impurezas do sangue, rins, intestino e pele (combatendo cravos, espinhas e até celulite).
  • Melhora a imunidade!!! Recomenda-se comer INHAME para fortificar os gânglios linfáticos, que são os pontos avançados do sistema imunológico (combatendo gripes, resfriados e doenças infecciosas).
  • Auxilia na redução do cansaço físico e tem poder anti-inflamatório!!!
  • Ah, e se eu te dissesse que ele é um dos melhores alimentos pra ajudar ajuda na fertilidade na mulher e a diminuir os efeitos da menopausa?! Pois é, o INHAME é uma beleza!!! Aumenta a fertilidade por conterem fitoestrógenos e hormônios vegetais. São importantes na menopausa porque ajudam a diminuir os fogachos e ajuda a manter o peso.
  • Além disso, diminui os sintomas da TPM (cólicas, irritação e ansiedade), por ser capaz de equilibrar os níveis da progesterona. O INHAME é fonte de betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, além de ser rico em ferro, cálcio e magnésio.
  • Contribui para redução da taxa de colesterol e da pressão arterial, auxilia na circulação sanguínea e fortalece os ossos.
  • Nasce em abundância em qualquer lugar úmido e ao invés de apodrecer em cestas, igual a batatas, ele reproduz.
  • Esse benefício vai animar a muitos: estimula o aumento da libido!!!!

Uau!!! Quanta coisa boa o INHAME faz pela nossa saúde, hein?! Agora, para estimular vocês a consumirem esse tubérculo poderoso, confiram essas duas receitinhas:

.

MAIONESE DE INHAME
50g de inhame cozido
1 ovo
1 colher de sopa de vinagre
1 dente de alho
1/2 limão
Salsinha e cebolinha
Sal e pimenta do reino
100 ml de água morna

Modo de preparo: É só bater tudo no liquidificador! Você pode colocar em saladas, sanduíches e até em massas. Fica maravilhoso!!! Consuma em até 24 horas e guarde na geladeira!

.

SUCO COM INHAME
1 maçã
1 limão
1 inhame pequeno (ou metade de um médio, se for do tipo japonês ou paulista)
1/2 litro de água
Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo: Esprema o limão, pique o inhame e a maçã. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva o suco, acrescentando gelo se preferir. Adoce com moderação, se achar necessário. Esse suco pode ser consumido diariamente!!!

Ah, minha receita favorita é músculo com inhame e muito cheiro verde na panela de pressão!!! Vale a pena investir!

RECEITAS - CARNE COM INHAME - NUTRIÇÃO - VIDA SAUDÁVEL - BENEFÍCIOS DO INHAME - BLOG MADAME AMÉLIA

.

*Uma dúvida a esclarecer: afinal, tubérculo cru é tóxico?

Na verdade, ele contém o ácido oxálico – também encontrado na beterraba, na batata e no espinafre, entre outros vegetais. Sendo que o inhame branco japonês, o mais medicinal, traz uma quantidade baixíssima da substância. O ácido oxálico não chega a ser exatamente prejudicial à saúde. O problema é que ele causa uma coceirinha quando manuseamos um desses alimentos crus!

.

Com carinho, Nutri.

Vida Saudável - Nutricionista Letícia Sócio - Vida saudável - Blog Madame Amélia