Olá, gente linda!

Outubro chegou e, com ele, o famoso laço rosa que entidades, marcas e pessoas exibem durante o mês. Acaba de começar mais uma edição do Outubro Rosa, campanha que visa estimular a prevenção e apoiar a luta contra o câncer de mama.

Esse câncer é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. A doença costuma ser diagnosticada em exames de rotina. Todavia, há casos em que os nódulos não são sentidos, sendo fundamental a realização da mamografia, exame obrigatório para mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente, daí a importância de aderirmos à causa do Outubro Rosa, a começar pelo autoexame:

Faça o autoexame! Na dúvida, consulte um médico.Faça o autoexame! Na dúvida, consulte um médico.

Mas… você sabe onde e como surgiu essa ideia?

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, em ações isoladas de combate ao câncer promovidas em diversos Estados no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro tornou-se o mês nacional de prevenção do câncer de mama nos EUA.

Em 1990, aconteceu a 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que desde então é promovida anualmente na cidade. Foi nessa ocasião que o famoso laço rosa, feito pela Fundação Susan G. Komen, ganhou as ruas e inspirou o nome do movimento. A partir daí, o Outubro Rosa se popularizou e alcançou o mundo!

No Brasil, o Outubro Rosa chegou em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, que contou com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.

Obeslico do Parque Ibirapuera Fonte: OutubroRosa.orgObelisco do Parque Ibirapuera
Fonte: OutubroRosa.org

Em 2008, o movimento ganhou expressão e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher, pois além do laço rosa, o ato de iluminar os monumentos públicos tem sido adotado em vários países para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.

Imagem: Estofados JardimImagem: Estofados Jardim

 

Compartilhe com suas amigas… essa luta é de todas nós!

Beijão da Katy!

Fontes: www.amucc.com.br e www.brasilescola.com