Madames Améliaaassss… já contei pra vocês que amo pão? E o meu preferido é o francês… como três de uma vez fácil fácil! Masss como o pão integral é uma opção mais saudável e nutritiva, passamos a consumir mais esse tipo de pão. O querido francês, coitado, está sumindo da nossa mesa!

Embora mais saudável e nutritivo, a  maioria dos pães integrais que encontramos nas prateleiras dos supermercados são fakes!!! Siiiim, Madames Amélias, falsos! Pegadinha! A maioria deles traz mais de 50% de farinha branca em sua composição e a farinha integral fica como pano de fundo. Sem contar os conservantes e demais ingredientes típicos de produtos industrializados.

Assim, pra garantir a melhor opção para minha família, comecei a testar receitas que vi em blogs. Testei 3 receitinhas famosas, mas nenhuma delas ficou 100%. Ou a massa ficava pesada ou o sabor muito forte ou ia muita farinha branca… enfim, não agradou. Foi aí que peguei uma receita e fui adaptando até bolar uma bem fácil, prática, sem lactose e produtos de origem animal (não sou vegana, mas acho interessante diminuir o consumo).

Já postei essa receita no @madame.amelia e na Fanpage. Fez sucesso entre minhas seguidoras! Recebi feedback super positivo, com muitos elogios e algumas até postaram foto dos pães que fizeram… ou seja, a receita está mais do que aprovada!

É pra fazer sem medo! Anote aí e faça você também:

.

PÃO INTEGRAL DE LIQUIDIFICADOR:

  • 4 xícaras de chá (rasas)de farinha de trigo integral,
  • 2 xícaras de chá (cheias) + 1/2 de água morna,
  • 1/2 xícara de óleo (côco, girassol, azeite…)
  • 1 colher de sopa (cheia) de açúcar mascavo ou demerara,
  • 1 colher de chá (rasa) de sal,
  • 2 colheres de sopa (rasas) de fermento biológico seco (cerca de 15g).

.

FAZER É MUITO FÁCIL:

Coloque 2 xíc de água morna, o óleo, o açúcar, o sal e o fermento no liquidificador.

Bata na função pulsar  umas 3 vezes, pra dar uma misturada. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e vá batendo conforme for acrescentando. Ah, eu gosto de peneirar a farinha… mas essa parte é opcional!

Qdo a massa ficar pesada para o liquidificador, desligue, acrescente 1/2 xíc de água morna e mexa com uma espátula rígida ou colher. Bata/mexa o suficiente pra misturar bem os ingredientes. A massa fica puxenta, meio mole. Não se assuste, rs!!!

Despeje a messa em forma para pão untada e enfarinhada (se for de silicone não precisa). Se quiser, espalhe linhaça, castanhas, granola, gergelim ou outros grãos de sua preferência por cima da massa.

Cubra a massa com um pano limpo e seco. Deixe a massa descansar por 30 min. ou até que dobre de volume.

Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, por 30 a 35 min. Depende do forno! Ao completar 30 min. faça o teste do palito… se sair limpo, tá pronto!

Deixe esfriar um tiquinho, desenforme e devore!!! Acomode em porta-pão, vasilha com tampa de vedação ou em saco plástico próprio apra guardar alimentos. Ah, antes de guardar deixe esfriar por completo em cima de uma gradinha ou pano de prato limpo e seco, pra parte de baixo não ficar úmida.

Essa receita rende 1 pão grande ou 2 pequenos, depende do tamanho da assadeira.

As primeiras vezes que fiz, distribuí a massa em 2 formas pequenas, de bolo inglês. Hoje fiz em uma forma média, de silicone… a massa cresceu muito e esparramou pelas laterais. Vou logo comprar uma forma grande, pra desenformar um pãozão bem bonito!!! rs

A massa fica leve, aerada, macia e gostosa…

 Façam e me contem o que acharam!!!

Beijão da Katy!

Katy Madame Amélia