Olá, Madames Amélias!!!!

Dando continuidade ao assunto da semana passada (aqui), o post de hoje é sobre PRÉ-TREINO! Começo frisando, mais uma vez, que não existe receita de bolo, você precisa primeiro saber QUEM você é. Isso mesmo! Saber seus objetivos, suas atividades diárias e ter definida a sua rotina, quais suas refeições e em que horário elas acontecem!

Lembrando que seu pré-treino pode ser uma refeição como café da manhã, almoço ou jantar e, não necessariamente, uma refeição à parte. Tudo vai depender do horário que você treina e como realmente é seu treino.

Quem pode definir tudo isso para você? Um nutricionista, atualizado é claro. Esse é o profissional capacitado a individualizar seu plano alimentar e deixar tudo na medida certa para você atingir seus objetivos.

Por mais que meus posts e de tantos outros profissionais da nutrição sejam esclarecedores e instrutivos, é o acompanhamento individualizado com um nutricionista que adequará seus hábitos alimentares  e, consequentemente, transformará sua saúde e seu corpo.

Mas, conhecimento é sempre importante, não é mesmo?! Ainda mais quando envolve nossa saúde. Então, vamos voltar ao nosso tema… PRÉ-TREINO visando os dois maiores objetivos de quem se propõe a alinhar treino e alimentação: secar gordura e aumentar massa muscular:

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Pré-treino para Ganho de Massa Muscular 

Ganhar massa muscular, no meu ponto de vista, é bem mais difícil que emagrecer. Nesse caso, o plano alimentar precisa ser muito bem planejado e executado. O Pré-treino para este momento é composto por carboidratos complexos (pode ser batata doce, mandioca, inhame, arroz integral, pão integral ou 1 fruta) e proteínas de fácil digestão (frango, peixe, carnes magras, ovos e whey protein). 

Nesse período de ganho de massa, entenda que o carboidrato é seu amigo. É importante lembrar que não se pode treinar com o estômago cheio, pois o sangue estará concentrado na digestão, faltando força para o exercício. Gosto de utilizar alimentação sólida até 1 h antes do treino, quanto mais perto do treino for a refeição de mais rápida absorção ela precisa ser.

Carboidrato no pré-treino também é utilizado para treinos muito intensos ou de longa duração, razão pela qual é importantíssimo que seu nutricionista seja informado do seu ritmo de treino e todas as atividades físicas que você pratica!

Exemplos de pré-treino com carboidrato: panqueca doce (ovos + banana + quinoa).

Para quem come bem próximo do treino (15 min): banana + whey protein.

Este esquema serve para quem treina logo na hora que acorda, antes do almoço ou as 18:00 e não tem tempo de fazer a refeição e aguardar a 1 h de intervalo para a digestão.

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Pré treino para Definição Muscular (“secar”)        

Primeiro vamos entender o que é isso! Definição muscular não é apenas perder gordura, ela tem que estar associada a ganho de massa muscular ou manutenção de massa magra, afinal não tem como “definir” aquilo que não se tem. Para “secar”, é preciso ter uma boa composição de massa magra ou, então, criá-la.

Uma estratégia que utilizo muito para quem quer secar é cortar o carboidrato e utilizar a gordura boa como fonte de energia (abacate, óleo de coco, pasta de amendoim, castanhas, nozes, amêndoas) associada a uma proteína de fácil digestão (ovos, whey protein, iogurte, frango desfiado). Mas também podemos utilizar apenas a proteína no pré-treino de quem precisa secar

Exemplo de pré-treino com gordura: creme proteico (abacate + whey batido no liquidificador)

Para quem come bem próximo do treino (15 min) indico: óleo de coco + whey protein (ou apenas o whey)

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Agora, quem faz  apenas uma caminhada ou corridinha leve, visando o emagrecimento, não precisa ficar presa em pré e pós-treino, mas deve manter uma alimentação bem equilibrada ao longo do dia. O café da manhã com proteínas ou gorduras boas + proteínas já irão servir para sua caminhada e não precisa necessariamente ter um pós-treino, você poderá se alimentar corretamente na próxima refeição.

Lembrem-se de que na nutrição tudo depende, porque você é única! Por isso não adianta seguir dicas de blogueiras, vizinha ou de famosas, pois sua rotina não é a mesma que a dela e seu corpo também não!

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Dúvidas? Deixe um comentário para que eu possa te esclarecer!!!

Com carinho Nutri!!!

Letícia Nutri Madame Amélia