Hello, Madames Amélias, e aí, tudo bem?

Comigo, tudo ótimo… afinal, não preciso mais babar nas panquecas que aparecem nos filmes americanos! Siiim, queridas Madames Amélias, eu sou lombriguentaaa!!! Sou do tipo que vê uma comida na TV e fica salivando, doida pra comer igual, rs.

Depois de salivar muito e testar uma receita de panqueca americana tradicional, fiz algumas adaptações e bolei uma versão integral, para deixar a vida mais saudável por aqui! Claro que, dependendo do recheio, não fica tão saudável, rs…  mas o fato da massa não levar farinha branca e conter ingredientes funcionais, já somam pontos positivos com o seu organismo e com a balança!

As famosas panquecas americanaspancakes – são fáceis de fazer e costumam agradar a todos os paladares! Vão bem no café da manhã, no lanche da tarde e, dependendo do recheio, servem até par ao jantar… huuum, já ficou com água na boca? Então, anote a receita e faça na sua casa:

Ingredientes:

6 colheres de farinha de trigo integral

1 colher de sopa de farelo de aveia

1 colher de sopa de farelo/farinha de linhaça (de preferência a dourada)

1 colher de sopa de açúcar demerara (se quiser mais doce, coloque 2)

1 colher de café (rasa) de sal

1/2 colher de fermento em pó

100 ml de leite da vaca ou vegetal

1 ovo

Modo de Fazer: coloque todos ingredientes secos numa tigela funda e misture-os com uma colher. Acrescente o leite, o ovo e bata todos os ingredientes com o mixer ou misture à mão com uma espátula ou fuê. Bater no liquidificador também dá certo, o problema é que é pouca massa para muita jarra, aí rola um desperdíciozinho…

Bata/misture até formar uma massa homogênea (cerca de 2 minutos). Aqueça uma frigideira teflon, untada com uma fina camada do óleo de sua preferência, e coloque uma porção da massa, espalhando-a com a colher para ficar no formato/tamanho que você deseja.

Quando a massa começar a formar buraquinhos, vire a panqueca com o auxílio de uma espátula (costumo untá-la também, com uma gotinha de óleo). Deixe o tempo que desejar… se gosta mais branquinha, 1 a 2 minutos são suficientes… se gosta moreninha, deixe um pouco mais. Essa parte é no olhômetro!

Usei uma frigideira de 25 cm de diâmetro e uma concha pequena para medir a porção da massa… deu pra fazer de 2 a 3 panquecas por vez e a receita rendeu 10 panquecas de mais ou menos 10 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura. Essa receita sacia, sustenta e ajuda no funcionamento do intestino, além de conter nutrientes que não sei quais são, mas são bons, rs!

Montagem: intercale uma panqueca, o recheio de sua preferência e outra panqueca… até a altura desejada! As que postei ontem no @madame.amelia recheei com requeijão cremoso e geléia de frutas vermelhas. Essas da foto, recheei com requeijão cremoso, mussarela ralada, calda quente de goiabada e canela. Ficou deli deli… só a apresentação que não ficou espetacular, rs… preciso treinar mais!

PANQUECA AMERICANA INTEGRAL FUNCIONAL - PANCAKE - BLOG MADAME AMÉLIA.

Sugestões de recheio saudável: banana + mel; morango + mel; creme de amendoim sem adição de açúcar; creme funcional de castanhas; ricota + ovos mexidos; queijo branco + ovos mexidos; queijo branco + mel; brigadeiro fake de Whey Protein; frango desfiado + ricota; frango desfiado + queijo branco; geléias caseiras e naturais.

Sugestões de recheio “tô nem aí, tô nem aí…”: Nutella + morango; Nutella + banana; Nutella + qualquer coisa gostosa junto; doce de leite + mussarela; doce de leite + banana; mussarela + requeijão + goiabada; beijinho + morango + leite condensado; brigadeiro + kiwi + calda quente de chocolate.

Curiosidade: Nos EUA o recheio mais comum é o de ovos mexidos + bacon + Maple Syrup (xarope que lembra o mel, feito à partir da seiva de uma árvore canadense). Tive a oportunidade de experimentar o famoso Maple Syrup quando estive em Cancun, achei que lembra um mel de flores silvestres misturado com água, rs.

Huuum… e aí, bateu a vontade?

Qual será o recheio das suas panquecas??? Me contem…

Beijão da Katy!Blog Madame Amélia _ Katiúscia Farias Gutterres