Queridas Madames Amélias… hoje estou especialmente feliz!!!

Há 3 anos atrás, no dia 30 de março de 2013, eu disse sim! E ele também, rs.

Portanto, hoje completamos Bodas de Trigo!!! Já passamos pela de Papel e pela de Algodão… e a cada ano busco saber o que significa o elemento que dá nome à respectiva boda!

Aliás, bodas de casamento nada mais é do que a celebração do aniversário de casamento, ocasião propícia para o casal renovar os votos feitos no dia em que se casaram, sendo cada ano representado por um material diferente!

A tradição das bodas surgiu na Alemanha, em que era costume oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Com o passar dos séculos, foram criadas simbologias para os demais anos de bodas, cujo material – que vai do mais frágil ao mais resistente – varia conforme o tempo de casados.

Não sou apegada a simbologias, mas acho interessante conhecer o que a tradição conta sobre cada boda… e sendo hoje o dia das minhas Bodas de Trigo, vim compartilhar com vocês o que esse elemento representa:

.

Bodas de Trigo é a expressão utilizada para a comemoração do terceiro ano de casamento. Em algumas versões, as bodas de trigo também são celebradas como Bodas de Couro.

De acordo com a simbologia popular, o trigo representa a prosperidade, a fartura, a união e a alegria do relacionamento.

Supostamente, ao comemorar o terceiro ano de matrimônio, o casal chegou numa fase do casamento em que começam a brotar os frutos da relação, que foram cultivados ao longos dos anos.

Esta metáfora é comumente interpretada como a chegada do primeiro filho, por exemplo, que representa literalmente o “fruto da união”.

O couro, por sua vez, simboliza a proteção que a convivência diária traz para o relacionamento, de acordo com a tradição popular.

As Bodas de Trigo podem ser celebradas de diversas maneiras pelo casal, seja com uma viagem romântica ou um jantar íntimo. O mais importante, segundo o princípio desta comemoração, é reforçar o companheirismo entre ambos.”.

Super curti! Pela fase que estamos vivendo, os significados couberam bem… mas o “fruto da união” só em 2017, mesmo! rs

Planejei uma surpresa, com jantarzinho temático… mas ele me surpreendeu primeiro e planejou jantarzinho em nosso restaurante preferido do momento. Mas, ano que vem tem mais! Bodas de flores e frutas! Uhuuul!!!!

.

E vocês, o que acharam da analogia do trigo e do couro com o terceiro ano de casamento?

Beijão da Katy!

Blog Madame Amélia _ Katiúscia Farias Gutterres