Olá, Madames Amélias!

Hoje o nosso bate papo é sobre tempo de qualidade no casamento e, pra ficar legal, convido vocês a deixarem um comentário ao final do post compartilhando a experiência e/ou a opinião de vocês… assim, podemos aprender umas com as outras!

Quanto mais a sociedade “evolui” – coloquei entre aspas porque questiono a qualidade e a necessidade de tamanha evolução – maior é a nossa lista de atividades. Trabalho, casa, academia, igreja, compromissos sociais, consulta médica, horário no salão, tempo no trânsito, compras de supermercado e ainda aquela passadinha na loja preferida para conferir as novidades… ah, e claro, uma olhada básica nas redes sociais entre uma atividade e outra.

Todas as coisas acima são boas, necessárias, úteis e cada qual tem a sua importância… mas nenhuma destas ou outras que venham à sua mente, justificam a falta de tempo para o relacionamento com o marido, os filhos, a família e os amigos.

E das relações citadas, a mais negligenciada, costuma ser a conjugal! Seja pela correria, pela dedicação integral aos filhos ou pelo comodismo, muitos casais passam a desfrutar cada vez menos de tempo de qualidade um com o outro.

Dormem e acordam juntos, veem TV, fazem compras, pagam contas, colocam os filhos na cama, recebem os amigos em casa, dividem as tarefas do lar, trabalham ou checam as redes sociais lado a lado… fazem milhões de coisas juntos, mas não desfrutam da companhia do outro de verdade.

Meu marido e eu, muitas vezes, nos flagramos nessa situação, de estarmos juntos fazendo algo mas dessintonizados um do outro. Acontece! Quando a gente vê, está cada um com o seu celular na mão ou notebook no colo, trabalhando ou papeando com os amigos e familiares que moram longe – ou eu estou respondendo vocês nas redes sociais, rs.

A boa notícia é que apesar da correria e do excesso de atividades, é possível, SIM, o casal driblar os “ladrões” do tempo e desfrutar da companhia um do outro com qualidade.

Para ajudar nessa difícil missão, trouxe 5 dicas práticas que lá em casa dão muito certo:

.

1 – Desconectem-se:

Parece difícil, hoje em dia, nos desconectarmos, né?! Mas tudo é uma questão de hábito. Não levar os celulares para a cama, na hora de dormir, abre espaço para carinho, cafuné, beijos, bate papo… e até para o sexo. Muitos casais diminuíram a frequencia das relações sexuais por estarem ocupados demais nas redes sociais ou trabalhando pelo celular.

Evitem ficar pendurados no celular também quando saírem juntos para jantar, passear ou ia ao cinema. Postar uma fotinha, caso ambos estejam animados para isso, é válido… mas deixe para responder mensagens e navegar na internet depois.

.

2 – Desliguem a TV:

Muitos casais amam assistir a filmes e séries juntos. Meu marido e eu estamos nesse time! Normalmente escolhemos juntos ou enquanto um faz os aperitivos, o outro escolhe, rs. Assistir ao noticiário ou algum outro programa juntos, é legal e válido, mas se vocês passam mais tempo mudos na frente da TV do que conversando e rindo juntos, revejam esse hábito.

Aliás, sou da opinião de que muitas TV’s em casa não fazem bem para o casal (nem para a família como um todo). Fica cada um no seu “quadrado”, assistindo o programa favorito em sua TV particular.

Em casa temos apenas uma TV! Na maioria das vezes, queremos assistir a mesma coisa… mas tem vez que eu cedo e assisto ao que meu marido está afim, tem vez que é ele quem cede. E nenhum dos dois morreu por ceder! rs Preferimos assim, a colocar uma TV no quarto.

Falando em TV no quarto, muitos casais não sabem usá-la com sabedoria. A TV ligada antes de dormir acaba sendo uma intrusa na relação… ela limita o diálogo, influencia na qualidade do sono, atrapalha os chamegos, interfere no sexo e toma muito tempo da sua vida!

.

3 – Alinhem as agendas:

Seu marido joga futebol às terças à noite? Programe-se para estar com as amigas ou fazer um programa mãe e filhos nesse mesmo dia e horário. Sua esposa faz pilates às quartas e sextas, no final da tarde? Aproveite esse tempo para por a conversa em dia com os amigos, estar com os filhos ou terminar aquele relatório que está atrasado!

Alinhar as agendas pode ajudar – e muito – o casal a ter mais tempo livre para curtirem a companhia um do outro!!! Pois pense que se cada dia da semana um dos dois tiver uma atividade ou compromisso que não inclui o outro, é bem provável após um dia inteiro de trabalho e correria, vocês não tenham uma noite livre para se dedicarem um ao outro.

.

4 – Façam coisas legais juntos:

Nem sempre os hobbies de um são os mesmos do outro, mas é bem provável que ao menos 1 hobby vocês tenham em comum! Malhar, pescar, dançar, ler, pedalar… o que é que vocês gostam de fazer em comum? Seja o que for, tentem fazer juntos!

Malhem juntos… pesquem juntos… leiam juntos… façam aula de salão juntos! Meu marido e eu amamos montar quebra-cabeça, vez ou outra a gente compra um da Grow, de muuuuitas peças e montamos juntos. Enquanto a gente monta, rolam altos papos, regados a tereré e aperitivos!

.

5 – Fujam da rotina!!!

São muito caseiros? Saiam para jantar fora, num lugar bacana, 1 vez ao mês ou por semana. Saem bastante, com amigos e familiares? Façam um programinha em casa, somente os dois… jantarzinho romântico seguido de filme ou uma noite de muito amor, rs.

Os filhos estão sempre com vocês? Deixem-nos com uma pessoa de confiança para vocês saírem para jantar ou pegarem um cineminha… como nos velhos tempos!

A verdade é que para um casal que caiu na rotina, o simples sorvetinho foge do comum. Vejam como está o cotidiano de vocês e escolham ao menos um dia ou uma noite na semana para fugirem da rotina!

.

Lembrando que os conselhos acima só darão certo se ambos estiverem focados um no outro! Prestar atenção no que o outro diz, deixar o cônjuge se expressar e fujir de conversas desagradáveis (fofoca, briga de família, etc) também faz toda a diferença para que o tempo juntinhos seja de qualidade!!!!

.

E você, tem mais alguma dica? Compartilhe aqui nos comentários!!!

Beijão da Katy!

Katy Madame Amélia