Olá, Madames Amélias!!! Vim compartilhar com vocês uma receita que fez sucesso aqui em casa: Bolo Integral de Banana Caramelada! Gostoso, saudável e com gostinho de quero mais!

Parece difícil, mas é super fácil de fazer…

.

Ingredientes para a Massa:

  • 2 bananas prata ou nanica madurinhas (se for uma nanica gigante, use só 1);
  • 1 xícara de açúcar mascavo (ou outro de sua preferência);
  • 1/2 xícara de óleo de coco (ou outro de sua preferência);
  • 1 xícara de leite (origem animal ou vegetal);
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral peneiradas (ou 1 de trigo integral + 1 de outra farinha que seja integral – usei farinha de babaçu);
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

A xícara de medida é a de chá, que costuma ser de 200ml.

.

Ingredientes para a cobertura:

  • 5 a 7 bananas prata ou nanicas maduras (vai depender do tamanho das bananas e da forma);
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo (ou o de sua preferência);
  • 1/2 xícara de chá de água quente (levei ao microondas por 40 segundos).
  • Canela em pó à gosto (opcional).

.

Modo de fazer:

Separe todos os ingredientes, ligue o forno a 200ºC e mãos a obra!!!

Recomendo começar pela cobertura! Comece descascando e cortando as bananas em rodelas ou filetes. Reserve e vá para a calda… Em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo baixo. Mexa até derreter. Cuide para não queimar! Não pare de mexer. Despeje a água quente e mexa até dissolver o açúcar. Deixe engrossar ao ponto de calda e reserve.

Hora da massa! Bata no liquidificador as bananas, o açúcar, o óleo e o leite. Acrescente 1 xícara farinha, bata um pouco, depois acrescente o restante. Bata até a farinha encorporar à massa. Por último acrescente o fermento em pó e bata na função pulsar, até o fermento sumir na massa (uns 3 ou 4 pulsos).

Unte uma forma média com manteiga ou óleo de coco e farinha de trigo integral. Despeje a calda, espalhe as bananas cortadas e, por último, a massa. Leve para assar em forno médio 200º C por 35 minutos. O tempo varia conforme o forno. Após 30 minutos, abra o forno e faça o teste do palito!

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Para desenformar, passe uma faca por toda a lateral do bolo, coloque um prato sobre a forma e vire de uma vez. Caso o bolo esfrie por completo na forma, é só colocá-lo em banho-maria por 5 minutos para que o caramelo derreta e desenforme normalmente!

.

Fofinho, gostoso e doce na medida! Essa receita vai ganhar seu coração!

.

Como vocês podem ver, optei por ingredientes mais saudáveis… mas os mesmos podem ser substituídos pelos comuns (farinha branca, açúcar branco, óleo de soja…). O bolo ficará gostoso da mesma forma, todavia perderá nutrientes, deixará de ser integral e o índice glicêmico será bem maior.

Tenho certeza de que será um sucesso aí na casa de vocês!!!!

Façam e me contem!!!

.

Beijão da Katy!