Bom dia, Madames Amélias!

Volta às aulas! Hora de ficar de cabelo em pé com o lanche da criançada! Pensando nisso, trouxe soluções práticas pra deixar a lancheira dos pequenos gostosa e saudável!

Importa ressaltar que uma alimentação saudável contribui para o desenvolvimento cognitivo, melhora a atenção e a socialização da criança. Infelizmente, nem sempre conseguimos atender as necessidades alimentares dos pequenos na hora do lanche. Com o dia corrido, a falta de programação ou a falta de ideias do que mandar no lanche, torna essa tarefa complicada e confusa!

Quando Eduardo entrou na escola, eu não estava trabalhando. Era fácil montar a lancheira cheia de coisas nutritivas para ele comer, mas depois que voltei à correria, devido à minha falta de programação e o pouco tempo para preparar, cometi alguns erros para em nome da praticidade!

Me dei conta que estava fazendo mal à saúde do meu filho, colocando na lancheira dele produtos alimentícios que eu, enquanto nutricionista, não recomendo aos meus pacientes. Me programei, fiz cardápio e deu certo: a lancheira do Eduardo continua gostosa, mas agora é saudável também.

Primeiro, uma lista do que evitar ao máximo: salsicha, presunto, calabresa e embutidos em geral;  sucos artificiais de caixinha ou em pó; refrigerantes; salgadinhos industrializados (Fandangos, Rufles…); bolachas recheadas; iogurtes artificiais (principalmente os que possuem muitos corantes e conservantes); bolos prontos industrializados e todo tipo de guloseima.

Nossa… a lista é grande! Mas, então, o que mandar na lancheira sem deixar a praticidade de lado?

Primeiramente, observe o paladar da criança! Mandar as preferências são sempre a melhor opção (lembrando que é a preferência saudável, ok?!). Não subestime a inteligência do seu filho. Explique sobre saúde, alimentação saudável e a importância do lanche e do seu amor por ele ao cuidar do que ele come! Sim, ele entenderá.

Precisa ter suco todos os dias? Não!!! A lancheira não precisa ter suco todos os dias. Você pode variar incentivando a criança a beber água e/ou comer a fruta. Várias vezes mando laranja na lancheira do Eduardo e ele adora! Água de côco, vai bem também. O importante é a hidratação.

Faço sucos variados para a semana e congelo. Nutri, mas não perde os nutrientes? Sim, perde um pouco, mas melhor dar um suco natural com um pouco menos de vitaminas, do que mandar uma caixinha cheia de açúcar, conservantes e corantes.

Uso as frutas que o meu filho mais gosta e misturo alguns ingredientes também (coloco cenoura no suco de laranja, hortelã no suco de abacaxi e faço também laranja com banana, cenoura e couve). Use a criatividade e conte histórias… mande o suco  verde do Hulk, a poção vermelha secreta do Super Homem, o suco da beleza da Barbie!

Congelar o suco ajuda a mantê-lo saboroso até a hora do recreio! Retire do freezer por volta das 10h da manhã, coloque-o na garrafinha térmica quando estiver semi-congelado e o suco ficará geladinho até a hora do recreio!

Sempre mande uma opção de fruta! Faz bem, é rica em nutrientes e vira hábito na vida da criança. Escolha as frutas preferidas deles. Mamão, melão, abacaxi, melancia podem ficar cortadinhas e tampadas na geladeira por 48hs, isso facilita muito a hora de montar a lancheira. Maçã, uva, pêra, ameixa e pêssego podem ficar já lavadas e embaladas para facilitar.

Na hora de escolher uma opção de carboidrato, pense em alimentos preparados por você. Programe-se, vale a pena! Quem não tem tempo pode encomendar de quem faz. Esta semana vou deixar preparado esfirras integrais e quibe de carne assado. Faço no final de semana e congelo, retiro um dia antes e coloco na geladeira para descongelar. Na hora de arrumar a lancheira é só esquentar um pouquinho e embalar!

vida saudável - volta às aulas - lancheira filhos

Você pode fazer: pão de queijo; esfirra; quibe assado; bolos caseiros (chocolate receita aqui!, cenoura, fubá, banana com aveia receita aqui!, etc…); torta de liquidificador com legumes e frango; espiga de milho verde cozido, pãozinho integral (receita aqui!) recheado com patê de frango ou com mussarela!

Lanchinhos nada convencionais fazem sucesso também: queijo branco picadinho, frango em cubos sequinho, castanhas se forem maiorzinhos… O Eduardo já quis levar a coxinha do frango que sobrou do almoço! E levou, rs.

Para os pães, use um cortador com formato de flor, coração ou bichos… eles amam!

vida saudável - volta às aulas - lancheira filhos

Seria mais prático se as escolas adotassem lanches saudáveis e coletivos, pois as crianças se alimentam melhor quando observam as outras crianças comerem. Mas isso ainda não é realidade!

De veeez em quando deixe seu filho levar ou comprar o lanche que ele sinta vontade, coloque um nome para esse dia, nós chamamos de dia da porcaria. Lembre-se: não recompense seu filho com comida, não use como moeda de troca, não o presenteie com doces.

Montar cardápio é uma maneira prática para você se organizar, planejar as compras e adotar uma lancheira mais saudável para seu filho! Vejam esta sugestão para duas semanas:

cardápio - lanche - volta às aulas.

Que tal adotar a lancheira saudável para seu filho em 2016?

Dúvidas? Deixe nos comentários, que eu respondo!!!

Com carinho, Nutri!

Letícia Nutri Madame Amélia