Queridas Madames Amélias…

No post de hoje falaremos sobre alimentação infantil novamente!
As férias das crianças chegaram!!!!! E agora, o que fazer para comer? Crianças em casa é sinônimo de geladeira cheia e atraente…

Mas vamos lembrar que este período é uma boa oportunidade para comer certo, lógico que também podemos abrir algumas exceções para extrapolar e deixar que a criançada se delicie com uma gordice ou produto industrializado, todavia não podemos esquecer de que estamos ensinando os pequenos com as nossas atitudes!
 
Será que rechear a geladeira de delícias e aproveitar as férias investindo em saúde é muito difícil? A resposta é animadora: não, é fácil e prático, como veremos a seguir:
 
Deixe sucos de frutas disponíveis em uma jarra atraente, mantenha frutas picadas ou um salada de fruta bem gostosa na geladeira, bolos caseiros como os de chocolate, cenoura, laranja e fubá são alimentos que atraem bastante o paladar infantil e podem ser consumidos pelos pequenos.

Sanduíches naturais, de preferência com pão integral ou caseiro, sem maionese ou patês. com queijo branco, tomate, cenoura ralada e frango desfiado temperadinho ou atum ralado sem óleo,

Para o lanche da tarde, gosto muito de oferecer esfirras caseiras e quibe assado, as vezes sirvo pão com manteiga ou biscoito de vento. Tenho certeza que seus pequenos também vão apreciar!

Ah, no post sobre Alimentação Infantil, comentei que vale deixar a criança com fome perto do almoço e jantar, lembram? Se não lembram cliquem aqui, rs!

Sendo assim, é sempre bom monitorar a criançada nesse horário! Embora seja período de férias, é importante manter as refeições principais na rotina dos pequenos, pois crianças que se alimentam bem correm menos risco de adoecerem neste momento, que é propício para descanso e diversão.
 
Agora vamos pensar em variedade: para ajudá-las a manter a criançada longe das gordices e produtos industrializados, seguem três receitas fáceis e gostosas que farão sucesso na sua casa…
 
GELADINHO:
 .

Receita Geladinho Madame Amélia Vida Saudável

Bata no liquidificador suco de frutas mais concentrado que o habitual e coloque em saquinhos para geladinho. Leve ao congelador e espere congelar para servir! 

.
Gosto do geladinho de abacaxi:
– 1 copo de abacaxi picado
– 200 ml de água
– 1 col. de sobremesa de açúcar demerara

.
 
SORVETE:

.

como fazer sorvete de banana
– 1 xíc. de banana madura congelada
– 1 xíc. de morangos
– 1 col. de sola de açúcar de côco

– 1 col. de café do caldo de um limão
–  1/2 xíc. de leite de côco caseiro (opcional e tem receitinha aqui!)
 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao congelador por mais 30 minutos. Sirva como sorvete de massa. 

.

MINI BOLO DE CASTANHA DO PARÁ COM CACAU:

.
 receita mini bolo fit Madame Amélia Vida Saudável
– 4 ovos
– 1 pitada de sal marinho
– 1/2 xícara de açúcar mascavo
– 1 e 1/2 xícara de farinha de castanhas do pará
– 1/2 xícara de leite de côco caseiro (receitinha aqui!)
5 col. de sopa de manteiga sem sal
– 1 col. de chá de essência de baunilha
– 200 g de chocolate 70% cacau (derretido em banho maria)
 
Modo de Preparo:
Separe as gemas da claras, bata as claras em neve com a pitada de sal.
Bata as gemas com o açúcar até que fique bem homogêneo. Acrescente  a manteiga e bata mais um pouco, acrescente o leite de côco e a baunilha. Coloque em um bowl. Acrescente com auxílio de um fuê a farinha de castanhas, o chocolate derretido e as claras em neve. Misture bem, até que a massa fique homogênea!

Coloque em assadeiras pequenas, untadas com óleo de coco (ou manteiga) e polvilhadas com cacau. Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por 35 minutos aproximadamente. 

Lembre que quanto menos produtos industrializados para os pequenos, melhor!!! Que tal abrirmos mão de uma geladeira cheia de industrializados como iogurtes, gelatinas, sucos artificiais, bolachas recheadas e sorvetes, trocando-os por estas opções cheias de saúde?

Com carinho, Nutri!

Letícia Nutri Madame Amélia