O post de hoje está de dar água na boca! Receita da sobremesa deliciosa que fez sucesso no almoço de Dia das Mães por aqui e tenho certeza que será um sucesso aí na sua casa também: Pavê na Taça, também chamada de Taça da Felicidade!

Super fácil de fazer, essa sobremesa consiste na combinação de 3 cremes tradicionais na confeitaria: creme belga, ganache e marshmallow. Além, é claro, do tradicional biscoito champanhe; uma ou mais frutas à sua escolha e raspas ou pedaços de chocolate/bombom.

Vamos às receitinhas!

Creme Belga:

1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
4 gemas em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de amido de milho (a famosa Maizena)
1 caixinha ou lata de creme de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha ou 1/2 fava de baunilha

Modo de Fazer: Em uma panela, coloque o leite condensado; o creme de leite sem o soro, as gemas peneiradas, a essência ou fava de baunilha e o leite com o amido de milho dissolvido nele. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo o tempo todo com um fouet ou colher de sua preferência. O segredo para não empelotar é nunca parar de mexer e deixa o fogo sempre baixinho! Após engrossar, desligue o fogo e continue mexendo por mais 3 minutos. O creme está pronto! Para não criar película por cima, minha dica é tirá-lo da panela quente e colocar em uma vasilha com tampa ou cobri-lo com plástico filme até o momento de ser usado.

.

Ganache:

400 gramas de chocolate amargo ou meio amargo picado
1 copo (200 ml) de creme de leite fresco ou 1 caixinha ou lata de creme de leite

Modo de Fazer: Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria. Ao chocolate derretido, acrescente o creme de leite sem o sorro e misture beeeem! Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 1 hora ou até que fique firme (pastoso). Para derreter no microondas, coloque o chocolate num bowl e deixe por 1 minuto na potência média. Retire do micro-ondas e mexa bem. Leve ao microondas novamente, por mais 30 segundos. Retire e finalize conforme descrito acima!

.
Marshmallow caseiro:

1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
4 claras
1 colher (café) de limão espremido

Modo de Fazer: Ferva a água e com açúcar, mexendo sem parar, por cerca de 10 minutos, até obter o ponto de fio grosso. Bata as claras em neve e com a batedeira ainda ligada despeje a calda de açúcar e o caldo do limão, batendo até obter um creme firme. O ponto ideal é quando você levantar as pás da batedeira e o creme não cair.

 

Demais ingredientes:
1 pacote de biscoito champanhe, de preferência sem açúcar por cima.
1 caixa de morangos (e/ou uvas, kiwi, pêssego…).
Raspas de chocolate meio amargo ou ao leite ou bombons (eu usei Bis).
Suspiros (opcional)

.

Montagem:

1 – Na taça ou travessa escolhida, despeje o creme belga primeiro.

2 – Depois, cubra-o com uma camada de biscoito champanhe. Não precisa umedecer o biscoito! Na taça, quebre-os em 2 ou 3 partes. Na travessa, pode colocar os biscoitos inteiros.

3 – Por cima da camada de biscoitos, despeje a ganache. (coloquei a “raspa” do creme belga por cima também, fiquei com dó de desperdiçar – tinha deixado na panela pra eu comer, mas estava empanturrada de Bis e morangos)

4 – Por cima da ganache, você pode colocar uma camada de morangos picadinhos ou da fruta escolhida… ou ainda, como eu fiz, dispor ao redor da travessa, usando a ganache como base para segurar a frutinha em pé! (Katy, posso fazer as duas coisas?! Sim, pode!!!)

5 – Feita a etapa da fruta, cubra com o marshmallow, alisando com a ajuda de uma colher.

5 – Decore com as raspas de chocolate ou bombom picado, suspiros e a fruta de sua preferência! No caso dos bombons, sugiro colocar na hora de servir, senão umedece e fica xoxo, murcho!

6 – Leve a sua Taça da Felicidade para a geladeira, por pelo menos 4 horas. Antes de servir, deixe-a no freezer por cerca 1 hora.  Agora é só aguardar os elogios!!! rs

.

Quem fizer a receita, volte para me contar ou me marque na foto lá no insta @madame.amelia!

Ah, se usar a hashtag #receitasmadameamélia eu vejo também!

Beijão da Katy!